Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting-Tavira vence troféu Liberty Seguros por equipas

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

Nocentini finalizou Clássica das Aldeias do Xisto em segundo com Joni e Frederico Figueiredo também nos dez melhores

O Sporting-Tavira conquistou a distinção de melhor equipa do Troféu Liberty Seguros ao repetir nas Aldeias do Xisto a façanha da semana anterior na Clássica da Arrábida, onde havia colocado três ciclistas nos dez mais da prova (Joni Brandão, sétimo; Frederico Figueiredo, oitavo; Mario Gonzalez, décimo).

Uma semana decorrida e nas Aldeias do Xisto, em tirada ainda mais montanhosa, o italiano Rinaldo Nocentini foi segundo, a 12 segundos do espanhol do Louletano-Hospital de Loulé, Vicente García de Mateos, vencedor tanto da etapa como do ranking individual do Troféu Liberty Seguros.

Na tirada de 140,6 km, entre a Aldeia da Barroca e a Aldeia da Cerdeira, os ciclistas tiveram que superar cinco contagens de montanha, com a chegada em alto a definir o vencedor. Mateos, tal como no Alto do Malhão (foi segundo) beneficiou da sua explosão para deixar para trás Nocentini, numa curta (1,5 km), mas muito inclinada subida (média de 11%, com zonas de 22%). 

Joni Brandão terminaria em sexto e Frederico Figueiredo em nono, consagrando o Sporting-Tavira como a única equipa com mais do que um representante no 'top-10' da prova.

Além destas duas tiradas, a Prova de Abertura, disputada em Aveiro, teve Fábio Silvestre na discussão pela etapa, fechando nessa altura o pódio. Nas três etapas pontuáveis, o Sporting-Tavira funcionou como uma equipa sólida e coesa, somando dois pódios individuais e luta acérrima pela vitória em todas. Recorde-se que, no ranking de Ciclista e Equipa do Ano de Fevereiro, Nocentini liderava a classificação individual e o Sporting-Tavira dominava colectivamente.

No próximo domingo disputa-se a Clássica da Primavera (1.2) na Póvoa do Varzim.