Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Joni Brandão em busca de novo pódio na Volta a Castilla y Leon

Por Jornal Sporting
19 maio, 2017

Trepador é a principal arma de Vidal Fitas, procurando repetir o terceiro posto de 2016

A montanha volta a ocupar um espaço importante no panorama velocipédico nacional. Na 32.ª edição da Volta a Castilla y Leon, em Espanha, há várias contagens inclinadas e um final em alto durante os três dias de prova.

Logo no primeiro dia, 19 de Maio, três contagens de montanha antecedem um final mais plano, adaptado a ciclistas como Carlos Barbero (Movistar), que venceu dessa forma a classificação da Volta ao Alentejo, superando Rinaldo Nocentini.

Depois de menor inclinação nas recentes provas da Taça de Portugal, é na segunda etapa entre Velilla del Río Carrión-Sabero e o Alto de la Camperona que a corrida pode decidir-se. Após três contagens de montanha, uma subida de cerca de oito quilómetros, com término a 1.600 metros de altitude, não deixam ninguém indiferente. E aí, se repetido o brilharete de 2016, há hipóteses de o Sporting-Tavira 'assaltar' a liderança da prova. Joni Brandão, ainda pela Efapel, foi segundo, apenas a um segundo de Alejandro Valverde (Movistar). Frederico Figueiredo, na Rádio Popular Boavista, foi sexto. Nocentini foi oitavo e Mario Gonzalez, 12.º. 

Ora, Vidal Fitas apostou no sucesso de 2016 no escalonamento da equipa e destaca como as características da prova podem adequar-se a Joni e a Frederico Figueiredo: "Estamos num ciclo de provas com características que beneficiam os trepadores. Há montanha e chegadas em alto, o que pode permitir uma luta pela vitória. Queremos que os adversários nos levem a sério e é importante ganhar para o conseguir. O Joni e o Frederico têm capacidade para discutir a prova".

Na terceira tirada prevê-se um final ao sprint, uma vez que só há uma ascensão categorizada nos 145,5 km de percurso. Para as discussões no plano, espera-se que seja Ezquerra a assumir as despesas de all-rounder.

A equipa do Sporting-Tavira será composta por Joni Brandão, Rinaldo Nocentini, Frederico Figueiredo, Jesús Ezquerra, Mario Gonzalez, Shaun Nick-Bester, Luís Fernandes e David Livramento.