Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Para ser rei é necessário passar a rainha

Por Jornal Sporting
14 Ago, 2017

O esforço não termina na Torre, mas quem quiser vencer a Volta tem de conseguir acompanhar os rivais na única categoria especial para alcançar a Guarda com a amarela em vista

14 de Agosto, provavelmente o dia por que todos esperavam. A caravana da Volta a Portugal cumpre a nona e penúltima tirada da prova e a etapa-rainha não falta à chamada.

A ligação entre a Lousã e a Guarda (184,1 km) tem cinco contagens de montanha, quatro de terceira categoria – uma delas na meta – e a mais imponente da Volta, única de categoria especial, na Torre, onde a altitude e os quase 23 km de duração farão diferenças.

Não termina na Torre. Contudo quem queira vencer a Volta tem de lá passar com os melhores. Depois disso, mais 70 km de esforço hercúleo, dos quais a descida pode não ser amiga nem boa conselheira. Depois da categoria especial, há três colinas para ultrapassar, a última coincidente com a meta. 

Vidal Fitas não acredita que existam ataques decisivos na subida para a Torre pela dificuldade do que resta percorrer: "A subida da Torre é diferente de tudo o resto. São 50 minutos de esforço. Espero uma corrida movimentada, com o comando da equipa do camisola amarela, mas um ataque ainda com mais de 70 km para percorrer é difícil de vingar. Penso que estas diferenças não serão significativas, uma vez que o pelotão, cansado como se mostra, pode originar uma mudança muito grande na classificação. Os segundos na Torre passam a minutos".

Nocentini diz querer "passar com os melhores" e o director-desportivo confia no momento de forma do transalpino: "Espero que o Noce possa dar uma resposta do nível que tem dado e que a situação fique no mínimo como está".

Nada está perdido nem seguro para ninguém. A Torre tem o condão de alterar o que possa ser previsível. Para ser rei de amarelo, a rainha terá de ser ultrapassada a um nível de excelência.