Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Sucesso da época depende da programação que se faz"

Por Jornal Sporting
07 Dez, 2017

Vidal Fitas realça relevo do estágio de cinco dias em Albufeira e a competição no Gabão antes da Volta ao Algarve

Em mais uma pré-temporada, Vidal Fitas, director-desportivo do Sporting-Tavira, ressalva o planeamento como factor "decisivo" para uma época de sucesso: "Faço um balanço positivo destes dias e o sucesso da época depende da programação que se faz nesta altura. Há vários factores que são importantes, nomeadamente, o planeamento de corrida. É decisivo para aquilo que será o ano da equipa. A partir daqui, há muitas variáveis e coisas que não controlamos, mas com esta fase feita correrá melhor".

Depois de alguns treinos, análises várias e exames clínicos, nomeadamente, o teste de VO2, os ciclistas conheceram o programa de corridas. A grande novidade é a presença em África, competindo sete dias no Gabão para adquirir níveis competitivos rumo à Volta ao Algarve.

"Não é fácil entrar em provas internacionais em Janeiro. O nosso objectivo é a preparação para a Volta ao Algarve e para a Volta ao Alentejo. É diferente chegar com sete dias de corrida do que chegarmos sem competição. Vamos apanhar as equipas de World Tour. Principalmente as que vêm com objectivo de ganhar, trazem vários dias de competição. Isso faz diferença e queríamos tentar um bom início de temporada", explica, antecipando a vontade de lutar por uma classificação na 'Algarvia', até por já ter reconhecido o percurso de contra-relógio no primeiro treino colectivo da época, na terça-feira: "A ideia passa por tentar uma boa prestação. Quisemos analisar o tipo de andamento que vamos utilizar. É diferente chegarmos sabendo o percurso que temos, do que no próprio dia irmos verificar. Em treino é diferente saber o perfil, que tipo de esforço é que fazem. Há tempo para o preparar convenientemente", finaliza.