Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sonho do Goalball partiu para Rostock

Por Jornal Sporting
02 Nov, 2017

1.ª etapa da Super Liga Europeia decorre na Alemanha e técnicos e jogadores salientaram a vontade de vencer a prova

Depois do sucesso nas etapas em que participou em 2016, o goalball do Sporting CP partiu esta quinta-feira para Rostock (Alemanha), onde disputará a primeira etapa da Super Liga Europeia com o intuito de somar os primeiros pontos de uma caminhada rumo ao título europeu.

Hadiley Sacramento, João Mota e Luís Miguel foram os três leões que embarcaram junto ao treinador Duarte Correia, devidamente acompanhado também pelo coordenador Eugénio Oliveira e Luís Gestas, membro do Conselho Directivo.

Duarte explicou-nos como decorrerá a prova e os adversários a enfrentar: "Estar no Sporting por si só dá uma grande motivação. Trabalhar a nível europeu é muito motivante e torna-se um dos grandes objectivos da época. A primeira será em Rostock, onde tentaremos somar o máximo de pontos possível. São equipas muito fortes, tendo plantéis que são base das selecções nacionais dos seus países, tanto o FIFH Malmo [Suécia] como o Old Power [Finlândia]. Contamos com o apoio dos nossos atletas lituanos, campeões europeus e paralímpicos em Setembro, e, ao juntarmos os melhores jogadores portugueses aos melhores do Mundo, pode ser uma estratégia muito boa".

O treinador não esconde que a meta é trazer a discussão do título para Lisboa, valorizando a aposta dos leões para o crescimento de uma modalidade que é, necessariamente, muito importante também em termos sociais: "Temos o objectivo assumido. Encaramos cada etapa com o propósito de sermos a equipa a somar mais pontos. O goalball não costuma ter muito público face às condicionantes de ter de haver silêncio, mas é uma aposta em força do Sporting CP e permite aos nossos atletas mais competição de alto nível e que tenhamos mais qualidade em atletas e treinadores. Este desporto surgiu como uma resposta do pós-guerra que permitisse às pessoas com deficiência visual terem uma modalidade desportiva. É mais do que mera competição".

Os leões, como um dos quatro membros fixos já enumerados acima, receberão a quarta e última etapa da prova, podendo, assim fazer a festa em Lisboa, algo que Luís Miguel garante trazer mais motivação: "Há motivação máxima. Todas as competições onde entramos, é para ganhar. Jogaremos contra os melhores da Europa, basta ver os rankings de Alemanha, Finlândia e Suécia.Vamos fazer tudo para trazer o troféu para Lisboa e podermos disputar em nossa casa o título. Jogar em casa, ainda para mais uma competição deste gabarito, é o sonho de qualquer atleta e não foge à regra".

Para o atleta leonino, seria ideal começar com seis vitórias esta primeira etapa: "Vamos procurar vencer os seis jogos e somar 18 pontos. Seria brilhante e estou convicto que podemos conseguir. Temos plantel para isso".