Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Showdown e Futebol para cegos chega a Portugal pelo Sporting

Por Jornal Sporting
19 maio, 2018

São já 15 as modalidades paralímpicas na esfera do departamento paralímpico do Sporting Clube de Portugal.

O Sporting arranca com mais duas modalidades destinadas a pessoas com deficiência visual sendo nestes casos a prioridade formativa e de competição internacional, promoção e fomento em território nacional.

O Futebol para Cegos, um projecto apresentado a Federação Portuguesa de Futebol e que mereceu elogios por parte da Associação de Futebol de Lisboa, o clube arrancará com formação e captações de atletas nacionais.

O Vogal do Conselho Diretivo, Luis Gestas e o treinador Afonso Pereira estarão no International blind football tounament and training camp que decorrerá na cidade de Silvi Marina (Itália) de 21 a 31 de maio, evento organizado pela .FISPIC (Italian Paralympic Federation for the Visually Impaired), e no qual escolherão as bases de implantação para o arranque da modalidade.

O Showdown é um desporto individual cujo objectivo é lançar a bola até ao outro lado da mesa de jogo sem que a mesma bata no ecrã central e tentando marcar golo na baliza adversária. 

O primeiro atleta a alcançar 11 pontos (com uma diferença de 2 ou mais pontos do outro atleta) é o vencedor do jogo.

A modalidade pode ser jogada numa sala e requer apenas uma mesa especificamente desenhada para o Showdown, duas raquetes próprias para a prática da modalidade, uma bola com guizos e viseiras opacas.

O Sporting arrancará com uma academia e ações de formação na zona de Lisboa estando previsto o alargamento para outras zonas do país.

De acordo com Luís Gestas, "trata-se de mais um momento histórico no desenvolvimento do desporto paralímpico em Portugal. São duas modalidades que apesar de paralímpicas não existem com prática desportiva em Portugal. Acreditamos serem inclusivas e nas quais depositamos grandes expectativas de evolução. Seremos a base nacional para o surgimento de atletas que venham a praticar e se for essa a vontade federativa, formarem as seleções nacionais".