Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting volta a golear

Por Jornal Sporting
01 Dez, 2015

Equipa de Nuno Dias venceu o Olivais por 7-0 e voltou a não sofrer golos

O Sporting venceu esta noite o Olivais por expressivos 7-0, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em jogo a contar para a 13.ª e última jornada da primeira volta da Liga SportZone. Merlim abriu o marcador com dois lances de génio e João Matos, Diogo, Pedro Cary, Caio Japa e Cavinato fizeram os outros golos da vitória.

No jogo que ditou o reencontro do Sporting com o ex-'leão' Cristiano, o antigo guardião dos 'verde e brancos' esteve em destaque desde o início, fazendo uma boa defesa logo ao primeiro minuto de jogo, quando Caio Japa surgiu no 1x1, voltando a fazer uma boa defesa, numa saída da baliza, a evitar que Caio, que se antecipou à defesa do Olivais, criasse males maiores – já depois de Cary ter feito um bom remate pela direita e Merlim ter servido Fábio Lima com regra e esquadro, num passe aéreo, com o número 22 dos 'leões' a não conseguir fazer o 1-0.

O Sporting que, paulatinamente, foi impondo o seu futsal, apoiado e dinâmico, somava oportunidades atrás de oportunidades. Cavinato fez um grande remate com o pé esquerdo que não acertou no alvo e, pouco depois, num lançamento longo de Marcão para a sua cabeça, e perante a saída precipitada de Cristiano, não foi capaz de inaugurar o marcador.

Alex Merlim, num lance individual aos 8' em que falhou o alvo por pouco, ia dando sinais de que estava prestes a inscrever o seu nome na lista de marcadores do jogo. O que acabou por acontecer aos 10', num lance de génio, em que simulou com os dois pés e acabou por enviar um remate de pé esquerdo, ao ângulo, sem hipóteses de defesa. 

O vendaval ofensivo continuava: Djô surgiu na cara de Cristiano, mas o guardião do Olivais tirou a bola da rota da baliza, assim como fez depois, quando Cary desferiu dois bons remates de pé esquerdo. A força do futsal praticado pelos 'leões' foi baixando cada vez mais as linhas defensivas do Olivais, que até começou o encontro com boa pressão defensiva. Mas o Sporting, muito acertado no sector mais recuado, não concedeu veleidades ao adversário – a única oportunidade de que o Olivais dispôs foi de uma transição rápida de João Marçal, que falhou a baliza.

Mas o mágico Merlim estava decidido a tirar a vitória da cartola. Em mais um lance daqueles que fazem levantar um pavilhão, desferiu um remate de pé direito, ao ângulo (15'), que não deu quaisquer hipóteses de defesa. Dois minutos depois, numa jogada que nasceu de um lance estudado que não saiu da melhor forma, Diogo, encostado à linha de fundo, improvisou e, bem, assistiu João Matos em zona central para o 3-0 dos 'leões'.

A etapa complementar começou da melhor forma. Logo aos 21', Diogo, pela ala direita, aproveitou uma perda de bola do Olivais em zona proibida e, com o seu melhor pé, o esquerdo, fez o 4-0 para os 'leões' – resultado que Caio Japa dilataria dois minutos depois, na sequência de um passe longo de Marcão, que o fixo do Sporting recebeu de peito, rematando em seguida a contar.

O Olivais não conseguia acompanhar as movimentações da formação Sportinguista, soberba em todos os capítulos de jogo, e criou apenas duas oportunidades de registo no segundo tempo: uma transição de Giló para boa defesa de Marcão e um remate ao poste de Jander, pela ala direita.

Mas o Sporting realizava uma exibição de gala, irrepreensível, e continuava na busca do golo. Merlim, de pé quente, ameaçou de meia distância (27'), pela esquerda (28') e pela direit (29'), mas foi Cavinato que apontou o sexto golo (32'), de grande penalidade, depois de ele próprio ter sofrido falta de Tiago na grande área. Logo no minuto seguinte, o número 17 dos 'leões' podia ter aumentado a vantagem, num lance em que fez o papel de pivot, mas o último golo da partida estava reservado para Pedro Cary que, ao segundo poste, concluiu a assistência de Diogo (33').

O Sporting continuava por cima e sem sofrer golos, o que podia ter sido posto em causa aos 38', quando Varela pôs mão à bola dentro da área. Na conversão da grande penalidade, André Sousa, entretanto entrado, defendeu o remate de Dura, mas o árbitro mandou repetir por adiantamento do guardião do Sporting. Na repetição, Marcão voltou à baliza e, não só defendeu o 'penalty', como também a recarga, mantendo intactos os números da vitória 'verde e branca'.

Com este resultado, o Sporting iguala o Benfica no topo da Liga SportZone, com 34 pontos. Na próxima jornada, a primeira da segunda volta da fase regular, os 'leões' deslocam-se ao campo do Gualtar, domingo, às 15h.