Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Há um leão à solta na 'final-four'

Por Jornal Sporting
27 Nov, 2016

Empate a três entre Sporting CP e FC Dynamo apura verdes e brancos para a próxima fase da UEFA Futsal Cup

Agora podemos escrever: o Sporting CP está na 'final-four' da UEFA Futsal Cup. E com todo o mérito. A equipa de Nuno Dias foi a única, dos quatro grupos da Ronda de Elite, a 'derrubar' o cabeça-de-série. Num 'jogo de nervos', os leões garantiram a passagem à fase seguinte, já depois do FC Dynamo ter adoptado o cinco para quatro quando ainda faltavam 3.11 minutos para o final.

Na primeira parte, João Matos abriu o activo e deixou o Pavilhão Multiusos de Odivelas ao rubro. Esse era apenas o primeiro de três lances de bola parada - assistência de Déo após arremesso lateral do lado esquerdo - que terminava com motivos de festejos para o Sporting CP. Os russos intensificaram a pressão, mas Merlin foi um agitador nato, que esteve perto de aumentar a vantagem leonina por duas vezes.
 
O desperdício dos leões acabou por ser aproveitado pelo Dynamo. Relativamente a meio do primeiro tempo, Cirilo aproveitou o passe de Robinho, que fugiu com muita habilidade da marcação, para deixar tudo na estaca zero. No pior período do Sporting CP, Fukin colocou mesmo os russos em vantagem, após uma desconcentração de Déo - o número 10 verde e branco perdeu a bola em zona proibida. 
 
Para a etapa complementar chegou um conjunto de jogadores leoninos totalmente transfigurados. Os erros individuais diminuíram, desapareceu o 'medo' de 'jogar feio' e a pressão sobre os opositores intensificou-se bastante. Com os adeptos a aumentarem o volume dos cântico à medida que os leões subiam na quadra, Gustavo, guarda-redes contrário, evitou o golo por duas vezes - remate de Diogo e de Fortino -, mas já não teve luvas para segurar a 'bomba' de Diogo. Mais uma vez, as bolas paradas a surtirem efeito e Déo a ser o 'rei das assistências', desta vez na cobrança de um canto. Estava reposta a igualdade.
 
Pedia-se mais... e a formação de Nuno Dias ofereceu. Bola na linha, João Matou descobriu Fortino à boca da baliza e o italiano fez o 3-2. Explosão de alegria para os mais de 2.000 Sportinguistas que marcaram presença em Odivelas. 
 
Até final, o golo de Cirilo, a 5.45 do último apito, deixou os nervos à flor da pele. No entanto, quem teve muita calma foram os leões, confirmando a classe necessária para pisar os palcos europeus. Nem o cinco para quatro do campeão da Rússia se revelou suficiente para derrubar uma muralha defensiva que viu nas vozes do 12.º Jogador o reforço de que precisava. 
 
Desta Ronda de Elite, saíram também o Kairat (Grupo A), o Ugra (Grupo B) e o Inter (Grupo C).