Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leões demonstram superioridade e apuram-se para a final

Por Jornal Sporting
25 Fev, 2017

Sporting CP repetiu o resultado de 5-2 registado na última temporada frente ao Modicus

A equipa de futsal do Sporting CP venceu este sábado o Modicus e garantiu a presença na final da Taça da Liga, competição que venceu na primeira edição.

Os leões repetiram o resultado que conseguiram o ano passado frente à formação de Sandim (5-2), que, curiosamente, também foi obtido nas meias-finais. Os golos dos campeões nacionais foram apontados por Cavinato, Varela, João Matos, Leo, no momento da tarde, e, por fim, por um dos aniversariantes do dia, o guarda-redes André Sousa.

O Sporting CP, que deixou de fora Dieguinho, Merlim e Marcão, entrou na quadra com André Sousa na baliza e João Matos, Deo, Diogo e Fortino, como jogadores de campo, tendo tido uma grande oportunidade logo no segundo minuto. Jogada de Deo, com a bola a sobrar para Fortino, que já bem dentro da pequena área rematou ligeiramente ao lado. Os leões, tal como no primeiro jogo, entraram a dominar desde o início e, aos cinco minutos, Deo numa boa jogada individual rematou ao poste.

Logo a seguir, foi Cavinato quem apareceu isolado, mas com o pior pé, o direito, atirou ao lado. Um minuto depois, mais uma oportunidade soberana para o Sporting CP se colocar em vantagem. Novamente Cavinato a aparecer em boa posição, valendo ao Modicus a enorme intervenção de Rui Pedro. O internacional italiano tanto tentou que acabou por ser recompensado. Depois de várias oportunidades, os leões acabaram mesmo por inaugurar o marcador, aos sete minutos, num lance de bola parada, situação em que a equipa orientada por Nuno Dias é sempre exímia e perigosa.

Cerca de seis minutos depois, Cavinato esteve novamente em evidência com mais um remate ao lado, já dentro de área. Poucos segundos depois, mais uma enorme chance para o Sporting CP dilatar a vantagem por intermédio de Fortino, mas o pivot, bem servido por Cavinato, rematou com violência ao poste. A seis minutos do intervalo, os campeões nacionais chegaram mesmo ao segundo golo. Recuperação de bola de Fortino em zona alta, que serviu Varela e o jovem não desperdiçou. O Modicus respondeu imediatamente, com o ex-jogador do Sporting CP, Fábio Lima, a aparecer isolado, valendo uma enorme defesa de André Sousa. Na sequência do lance, a formação de Sandim acabou mesmo por reduzir a diferença, com Coelho a fazer um grande golo. O Modicus ganhou confiança e logo na jogada seguinte Fábio Lima teve o empate nos pés, mas André Sousa respondeu à altura com uma brilhante defesa.

O jogo entrou numa fase louca, de parada e resposta, com os verdes e brancos a terem a oportunidade de voltar a dilatar a vantagem, mas primeiro Paulinho e depois Leo, não conseguiram bater o guarda-redes Rui Pedro. A pouco mais de um minuto para o intervalo, o Sporting CP voltou a ficar perto do terceiro golo, com Cavinato, sempre ele em evidência, a rematar para defesa do guardião do Modicus. O descanso chegou mesmo com os leões em vantagem pela margem mínima, com golos de Cavinato e Varela. Uma primeira parte em que a equipa orientada por Nuno Dias, tal como sucedido frente ao Braga, entrou bem, dominando as incidências do encontro. O Modicus reagiu e equilibrou a partida, tendo reduzido a diferença no marcador e criado situações para chegar ao empate. Em suma, jogo muito bem disputado em Gondomar, com a vantagem verde e branca a ser justa.

Logo a abrir a segunda parte, os leões chegaram ao terceiro golo por intermédio do capitão de equipa João Matos, em mais uma situação estudada de bola parada. Aos três minutos, Fábio Lima voltou a estar frente-a-frente com André Sousa, mas o guarda-redes dos verdes e brancos voltou a levar a melhor com uma excelente mancha. Aos cinco minutos do segundo tempo, surgiu o momento da tarde no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Novamente uma bola parada bem trabalhada pelos pupilos de Nuno Dias, com Leo a desferir um potente remate, de primeira e de muito longe, com a bola ainda a bater na trave antes de entrar. Golo absolutamente estrondoso do internacional cazaque.

Depois, no espaço de um minuto, foi o aniversariante Anilton quem ficou perto de festejar da melhor forma por duas vezes. Primeiro de cabeça e de seguida com o pé direito, o ala leonino não teve a mira afinada. Numa altura em que o Modicus já arriscava e jogava com guarda-redes avançado, foram os verdes e brancos a ficarem outra vez muito perto do golo, com Fortino a picar a bola ligeiramente por cima da baliza de Rui Pedro.

À entrada para os últimos dois minutos, a formação orientada por Emídio Rodrigues conseguiu reduzir a diferença para dois golos com um remate certeiro do capitão Ricardo Ferreira e voltou a acreditar. O Modicus insistiu então no guarda-redes avançado para reduzir ainda mais a desvantagem e reentrar na luta pelo resultado, mas o Sporting CP aproveitou a situação para chegar ao quinto golo e repetir o resultado obtido no jogo das meias-finais da competição no ano passado. O guarda-redes André Sousa, outro aniversariante do dia, recuperou a bola e rematou para a baliza deserta, com Fábio Lima ainda a desviar de cabeça, mas a não evitar que ela levasse o caminho do fundo das redes.

Os leões conseguiram então o apuramento para a final, onde vão defender o título conquistado na primeira edição da prova, ficando agora à espera de saber qual será o seu adversário, que sairá do confronto entre Belenenses e Fundão. O jogo decisivo está marcado para este domingo às 17h30.