Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Em duelo de Leões veio ao de cima a classe dos campeões nacionais

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

Sporting CP soma e segue no campeonato, tendo goleado os Leões de Porto Salvo com Dieguinho em destaque

Nona vitória consecutiva no Campeonato Nacional e barreira dos 100 golos ultrapassada. É este o balanço da deslocação do Sporting CP ao terreno dos Leões de Porto Salvo (7-1), em jogo da 19.ª jornada. 
 
Os leões de Nuno Dias partiam para este jogo com 99 golos marcados. O número redondo do golo 100 estava muito perto e não foi preciso esperar muito tempo para ser alcançado. Logo aos três minutos, o Sporting CP adiantou-se no marcador por intermédio de Fortino. Jogada rápida de contra-ataque, com Cavinato a servir o compatriota, que isolado não desperdiçou para felicidade dos muitos Sportinguistas que, apesar da hora tardia do encontro, encheram o Pavilhão. Um lance em que é importante referir que começou numa reposição de bola rápida de Marcão, com a defesa dos Leões de Porto Salvo a ser apanhada mal posicionada. 
 
 
A equipa da casa respondeu de imediato e teve perto do empate em duas ocasiões, valendo aos campeões nacionais as excelentes intervenções de Marcão. Do outro lado, o Sporting CP também voltou a criar perigo, mas Cavinato não conseguiu desfeitear Pina.
 
Não marcou Cavinato, voltou a marcar Fortino. E que golo do internacional italiano. Lance de bola parada habitual da formação de Nuno Dias, com Deo a levantar a bola para a ala contrária e o pivot italiano, de primeira e sem deixar o esférico tocar no chão, a bisar na partida.
 
Os verdes e brancos continuaram a criar situações de perigo, mas foi de novo através de um lance de bola parada que a sete minutos do intervalo chegaram ao terceiro tento. Os Leões de Porto Salvo fizeram a sexta falta e Dieguinho não perdoou, dando início a uma noite inspirada. Pouco depois, o quarto golo ficou muito perto de aparecer num grande desenho ofensivo, com Cavinato de baliza aberta a não ter a pontaria habitual. 
 
O Sporting CP insistiu e acabou mesmo por chegar à goleada antes do descanso. Depois de desperdiçar, o artilheiro do campeonato colocou mesmo o nome na lista de marcadores após mais um lance bem trabalhado de bola parada. Os campeões nacionais ainda podiam ter festejado mais uma vez já dentro do último minuto, mas o tiro de Dieguinho foi travado pela trave da baliza defendida por Pina. 
 
Nos primeiros minutos da segunda parte a formação local pressionou à procura do golo, mas encontrou sempre pela frente Marcão, que demonstrou que atravessa um grande momento de forma. Não marcaram os Leões, aproveitou o Sporting CP para dilatar ainda mais a vantagem. Depois de Fortino bisar na partida, Dieguinho não quis ficar atrás e fez o mesmo num lance em que rematou já praticamente sem ângulo e com o guarda-redes Pina em cima. Depois do golo, a formação orientada por Nuno Dias voltou a dominar completamente o encontro, tendo o pivot brasileiro, num jogo em que esteve endiabrado, voltado a ter pontaria a mais, acertando no poste. 
 
Logo a seguir foi Paulinho a ter uma soberana oportunidade para fazer o sexto, mas o remate do ala saiu ligeiramente ao lado. O mesmo Paulinho que dois minutos depois ficou novamente a lamentar-se da pontaria desafinada, num lance em que foi assistido de forma exemplar por Varela. Numa fase em que o encontro era de sentido único, a equipa da casa, contra a corrente de jogo, chegou ao golo de honra, com Bruno Santos a conseguir bater Marcão. Os Leões entusiasmaram-se com o golo marcado e tiveram depois duas oportunidades para voltar a marcar. Primeiro Xavi, numa boa diagonal, rematou ligeiramente ao lado, e depois Pauleta, numa excelente jogada individual, viu Marcão negar-lhe o golo com a defesa da noite. 
 
Estes lances alertaram o Sporting CP, que mesmo com a vitória no bolso voltou a acelerar o ritmo, tendo apontado mais dois golos até ao fim da partida. Dieguinho, a quatro minutos do fim, completou o hat-trick numa jogada que começou em Marcão, passou por Caio e terminou num remate forte do pivot brasileiro. Os Leões apostaram no guarda-redes avançado e acabaram por sofrer o sétimo golo a um segundo do fim, com Caio a aproveitar o facto de estar um guarda-redes improvisado na baliza para fechar o placar. 
 
Ponto final na partida, com a equipa orientada por Nuno Dias a somar mais um triunfo gordo e a continuar imparável no topo da tabela.