Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Segunda parte de enorme nível arrasou o Azeméis

Por Jornal Sporting
22 Mar, 2017

Sporting CP continua imparável na liderança do campeonato, tendo vencido por 7-1, com cinco golos no segundo tempo

A equipa de futsal do Sporting CP continua a arrasar os adversários que lhe aparecem pela frente. Esta quarta-feira, a vítima foi o Futsal Azeméis, em jogo antecipado da 25.ª jornada do Campeonato Nacional.
 
O encontro começou numa toada calma, com o equilíbrio como nota dominante. O Sporting CP tinha dificuldades para arranjar espaço no ataque e foi mesmo o Futsal Azeméis a criar a melhor chance. Apesar da ausência de oportunidades flagrantes, os leões conseguiram inaugurar o marcador a 12 minutos do intervalo, numa jogada em que tiveram alguma sorte. Pedro Cary rematou e a bola tabelou no experiente Israel, traindo o antigo guarda-redes do Sporting CP, Cristiano. Logo a seguir os visitantes podiam ter restabelecido a igualdade após uma boa iniciativa individual de Luís Miguel, mas André Sousa defendeu com os pés.
 
Aos 12 minutos foi Cavinato quem tentou a sorte de longe, mas Cristiano desviou para canto. A qualidade individual dos verdes e brancos iria fazer a diferença um minuto e meio depois, com Diogo, regressado de lesão, a rematar forte e colocado sem hipóteses para Cristiano. O Sporting CP podia mesmo ter chegado ao terceiro golo na jogada seguinte, mas Fortino surgiu ligeiramente atrasado ao passe de Paulinho.
 
Os campeões nacionais começaram a empurrar a equipa visitante para dentro de área e, no espaço de 15 segundos, criaram mais duas soberanas oportunidades. Deo, após jogada individual, rematou ao poste e Fortino, em excelente posição, rematou ao lado após assistência de Cavinato. Já em cima do intervalo foi o artilheiro do campeonato, Diego Cavinato, a tentar um golo muito bonito, picando a bola por cima de Cristiano, mas o guardião conseguiu responder à altura. O antigo guarda-redes dos verdes e brancos estava inspirado e logo a seguir voltou a evitar o terceiro tento com uma extraordinária defesa a remate de Diogo.
 
Quinze segundos do segundo tempo e nova chance para os leões, com Varela a rematar ligeiramente ao lado. Sem que nada o fizesse prever, aos quatro minutos da segunda parte o Futsal Azeméis reduziu a diferença e reentrou na luta pelo resultado. Remate forte e colocado de Porfírio Leitão, na cobrança de um livre, a surpreender André Sousa.
 
Dois minutos volvidos e os pupilos de Nuno Dias tiveram uma grande oportunidade para colocar a vantagem novamente em dois golos. Bela jogada colectiva, com Deo na ala esquerda a colocar a bola no meio onde apareceu Cavinato, livre de oposição, a rematar ligeiramente por cima. O internacional italiano estava com vontade de cimentar ainda mais o estatuto de goleador e logo a seguir só não o fez devido a um corte 'in extremis' do defesa da equipa que veio de Oliveira de Azeméis. Não marcou Cavinato, marcou um dos seus compatriotas (29'). E que golo de Fortino! Trabalho individual de grande qualidade do pivot transalpino, seguido de um remate indefensável. Passou apenas um minuto e os leões fizeram o quarto golo, acabando com as dúvidas quanto ao vencedor do encontro. Lance habitual de bola parada da formação orientada por Nuno Dias, com o ala Paulinho a finalizar com um remate cruzado após assistência de Merlim.
 
O Azeméis sentia muitas dificuldades e Merlim, que não jogava desde os quartos-de-final da Taça da Liga, mostrava muita vontade de deixar a sua marca no regresso à quadra. Primeiro, numa curta diagonal, jogada habitual do seu reportório técnico, deixou as mãos de Cristiano a arder. Depois fez levantar o pavilhão com um enorme golo, numa jogada individual onde espalhou magia (32'). Os verdes e brancos fizeram uma segunda parte de excelente nível, não abrandando o ritmo, e no mesmo minuto Diogo, também ele de regresso às opções de Nuno Dias, fez o sexto golo.
 
A equipa visitante apostou no guarda-redes avançado e na jogada praticamente a seguir ia sofrendo o sétimo tento. Diogo recuperou a bola e rematou para a baliza deserta, mas falhou por pouco. Os campeões nacionais estavam imparáveis e aos 36 minutos registaram mais um remate certeiro. Belo trabalho de Paulinho, que depois assistiu Anilton e o ala, com alguma sorte à mistura, também colocou o seu nome na lista de marcadores.
 
Até final, o Sporting CP ainda podia ter feito mais golos, mas tanto Anílton, como Gonçalo Portugal, não tiveram a melhor pontaria. O resultado final foi então de 7-1, com os leões a decidirem a partida com quatro golos entre os 29 e os 32 minutos, após o Azeméis ter reduzido a desvantagem para um golo.