Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Quem surpreender o adversário sairá vencedor"

Por Jornal Sporting
27 Abr, 2017

Nuno Dias, treinador do Sporting CP, e Kaká, técnico do Ugra, estiveram lado a lado na conferência de imprensa de antevisão à meia-final da UEFA Futsal Cup. Conheça o primeiro frente a frente técnico-táctico fora da quadra

De uma ponta à outra da mesa de conferência de imprensa da Arena Almaty estavam todos alinhados. Treinadores e capitães de equipa. Nuno Dias e João Matos, pelo Sporting CP; Kaká e Aleksandr Kopeikin, pelo Ugra.

As perguntas aos técnicos foram, quase sempre, as mesmas pelo que se divide as respostas por tópicos. À excepção da primeira questão ao técnico leonino, sobre as as preocupações que o conjunto russo lhe causa. "Preocupa-me que esta equipa seja a base da selecção russa que, para referir as últimas competições de selecção, foi duas vezes vice-campeã europeia e uma vez vice-campeã mundial. Estiveram presentes nas últimas três finais e com muitos jogadores do Ugra, mais alguns brasileiros com muita qualidade. Falamos da equipa que é a actual detentora do título em disputa, tendo vencido frente ao Inter Movistar... em Espanha! Tudo isto diz bem da qualidade da equipa que vamos defrontar. Sabemos que vamos ter de sofrer quando não estivermos tão bem no jogo, que vamos ter alguns momentos a nossa favor e aproveitá-los ao máximo para agarrá-los com toda a nossa força". 

– Como tem decorrido a preparação para esta prova?

Nuno Dias: "Preparar estes jogos, em termos de análise, não é muito diferente daquilo que já fazemos. Favorece o facto de estarem num país com muitos fusos horários e os jogadores já estarem habituados a isso, bem como às viagens constantes que têm de fazer. Para nós, seria difícil. Para eles, é a normalidade. Há um outro pormenor que considero importante: o facto de conseguirem utilizar todo o plantel durante todas a época. No Sporting CP, como se sabe, por causa do regulamento, não é possível. Por isso não conseguimos criar tantas rotinas. Não é um ponto a nosso favor. Felizmente, nesta prova, vamos conseguir fazê-lo.

Kaká: "Infelizmente, tal como o Sporting CP, tivemos um jogo para o campeonato no fim-de-semana. Temos também três horas a menos do que aqui, em Almaty, o que para nós é pacífico. Temos essa diferença de fuso em muitas deslocações que fazemos pelo que essa questão não se coloca. Decidimos, por isso, só viajar a 24 horas do jogo porque a equipa já está habituada. Se essa preparação foi a correcta, só resultado irá determinar".

– É reconhecido por ambos os treinadores que é nos detalhes que estará a resolução deste jogo. Que detalhes são esses a que se referem? 

Nuno Dias: "São os pormenores que conseguimos ou não controlar. Situações de um contra um, de estratégia de bola parada, de cinco para quatro – porque acredito que o jogo vai terminar assim mesmo –, é tudo isso que no fim vai faze a diferença. Quem os conseguir interpretar e surpreender o adversário sairá vencedor"

Kaká: "Três falhas do Dínamo que deram três golos. Um deles, há um jogador que se vira de costas e a bola passa-lhe por baixo das pernas; outro que o jogador não vai até ao fim no segundo poste e sofre golo. São este tipo de detalhes aos quais temos de estar muito atentos".

Uma última pergunta, dirigida somente a Kaká, teve o objectivo de saber se tinha ficado satisfeito com o adversário que lhe havia calhado no sorteio ou se teria preferido outro. "Não sou um treinador de polémicas e não vou responder a essa pergunta de forma normal. São três adversários de grande valor. Olhemos para o Inter Movistar: foi muito difícil defrontá-los na final do ano passado. O Kairat: joga em casa, diante dos seus adeptos, tem as suas armas. Defrontamos o Sporting CP e sabemos da equipa que é e do plantel que foi formado com o principal objectivo de ser campeão – europeu. Tem um plantel excelente, bem treinado. Cada um tem o seu valor e debilidades. Como escolher um? Não se consegue". Nuno Dias não quis deixar esta resposta sem um comentário seu, mas sempre com um sorriso na cara ou não houvesse uma boa relação entre ambos: "Kaká foi politicamente correcto, mas tenho a certeza absoluta que qualquer uma das três equipas queria defrontar o Sporting CP na meia-final. É normal que pensem assim, pois é a única equipa que não é cabeça de série, a única presente que nunca venceu este troféu e é, claramente, o menos favorito das quatro", rematou.

No final, a fotografia da praxe com o tão ambicionado troféu.