Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Vamos dar à família leonina e ao futsal português o orgulho de estar na final"

Por Jornal Sporting
27 Abr, 2017

Capitão de equipa dos leões, João Matos, lança o desafio de amanhã, da meia-final da UEFA Futsal Cup, na Arena Almaty

Palavra de capitão de equipa no lançamento do encontro que vai decidir o primeiro finalista da UEFA Futsal Cup, colocando frente a frente o Sporting CP e os russos do Gazprom Ugra. João Matos começou por abordar o jogo. "Prevejo-o muito equilibrado, entre duas equipas muito fortes, mais o Ugra, favoritos e detentores do título que vão querer defender. O Sporting CP também tem excelentes argumentos e vai causar grandes dificuldades. Também acredito, à semelhança dos técnicos, que o encontro será decidido nos detalhes".

O líder do grupo verde e branco não esqueceu, igualmente, a 'força brutal' – como está escrito numa das tarjas que decora o balneário leonino [ver reportagem aqui] –, que move qualquer equipa que envergue o leão rampante ao peito. "Realmente, é mais um momento importante e falando do apoio dos adeptos, quem joga no Sporting CP está habituado a ter um grande apoio. Mesmo estando longe, nós sentimo-lo. Sabemos que vai estar alguém para nos apoiar. Para todos os outros que torcem por nós, que nos deixam mensagens diariamente, vamos dar o nosso melhor. De longe. Nem sequer está isso em causa. Ambicionamos muito passar à final, mas temos de dar um passo de cada vez. Se Deus quiser, estamos a 40 minutos da final em que se batalharmos, formos conscientes, vamos dar a todos esses adeptos, aos nossos familiares e, como costumo dizer, à nossa família leonina e até mesmo ao futsal português, o orgulho de estarmos na final", remata.

O capitão de equipa do Ugra, Aleksandr Kopeikin, também fez referência ao apoio dos adeptos, que no Cazaquistão, sobretudo em Almaty, não deixa de ser um ponto importante. O país é, social e culturalmente, uma mistura entre os cazaques de origem mongol – dos tempos de Gengis Khan – e os de origem russa – dos tempos do bloco soviético. "São importantes, claro. Assim como as nossas famílias que também vieram para nos apoiar. Na Rússia, quando perdemos, até as crianças choram e nós choramos junto com elas. Como já foi dito, a nossa equipa é a base da selecção russa e já estivemos a um passo de sermos campeões europeus e mundiais, pelo que para a nossa equipa também isso é uma motivação para ultrapassarmos também este passo, chegar à final. Além disso, temos a motivação extra de vencermos o segundo título consecutivo.