Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Penalidades afastaram leões da luta pela revalidação da Taça

Por Jornal Sporting
13 maio, 2017

Sporting CP conseguiu recuperar de duas desvantagens, mas acabou derrotado nos penáltis pelo Benfica

O sonho de voltar a conquistar a Taça de Portugal esfumou-se na meia-final diante do Benfica que, assim, se desforrou da derrota de 2016 na finalíssima (4-2).

A superioridade do Sporting CP no controlo do jogo foi evidente, mas o Benfica foi mais forte a explorar a transição, apostando num jogo directo para Elisandro. A grande diferença acabou por ser a eficácia, sendo que o Benfica foi muito mais feliz na finalização. Ao contrário, Bebé foi adiando o que pôde. Nos penáltis, novamente, a competência ou sorte como se queira chamar, foi maior no lado dos encarnados.

Aos oito minutos, Fortino sofreu uma falta dura. O livre estudado teve sucesso, com Leo a servir na perfeição Diogo, que, de cabeça, abriu a contagem. Aos 16’, Chaguinha igualou depois de um lance individual, com um remate à entrada da área.

No segundo parcial, o Sporting CP voltou a procurar incessantemente o golo, enquanto o Benfica se ficava (cada vez mais) pelo jogo directo e pelas saídas rápidas. Foi assim que os encarnados chegaram à vantagem. Fábio Cecílio tirou a bola a Fortino, entregou a Chaguinha que, depois, serviu Cecílio para um remate bem-sucedido. Aos 28', agressão de Fernando Wilhelm a Varela. O jogador leonino também empurrou o adversário e ambos acabaram expulsos.

Aos 29’, Fortino, que até não havia tido sucesso na finalização, acabou por empatar o jogo. O pivot tirou Bruno Coelho da frente e desferiu um remate indefensável ao canto superior direito da baliza de Bebé, numa altura em que Nuno Dias arriscara o guarda-redes avançado, com ambas as equipas reduzidas a quatro jogadores.

Três minutos volvidos e Elisandro conseguia roda para fazer o terceiro do Benfica. Até à lesão de Leo, o brasileiro tinha sido completamente condicionado, mas acabou por aproveitar algum espaço dado por João Matos, após excelente passe de Chaguinha.

O Sporting CP apostou no 5x4 e, mesmo sem sucessos práticos durante três minutos, os últimos dois foram de total sufoco para o Benfica. Bebé ainda evitou três remates, mas Merlim, a cinco segundos do fim, surpreende o guardião do Benfica com o movimento habitual. 

Nos penáltis, Fortino abriu as hostes, mas acabou por atirar por cima. A partir daí, sucesso para os três jogadores do Benfica (Patias, Bruno Coelho e Franklin Cavalcante) e para os dois do Sporting CP (Diogo e Merlim).