Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Derrota por 5-4 no segundo jogo da final da Liga

Por Jornal Sporting
21 Jun, 2017

Sporting CP sofreu o primeiro desaire no Campeonato Nacional e a decisão pelo título volta para Lisboa empatada

O Sp. Braga infligiu a primeira derrota do Sporting CP no Campeonato Nacional com o 5-4 do segundo jogo da decisão da Liga.

O início de jogo foi particularmente complicado para os leões, já que os bracarenses adiantaram-se logo aos 10 segundos da partida. Tiago Brito tabelou bem e, depois de receber do pivot, atirou, enganando Marcão. Aos três minutos, Dieguinho ainda teve espaço para finalizar, mas não encostou competentemente após bola parada. Caio Japa viveu semelhante situação, não conseguindo desfeitear Xot.

Aos 10', Bruno Cintra aproveitou uma situação de 1x1 e recuperou com um encosto corporal sobre Diogo. Na transição, 'picou' sobre Marcão e deu novo golo ao Sp. Braga. O Sporting CP reagiu bem ao golo e viveu o melhor momento no primeiro tempo. Menos ansiosos e mais eficazes e rápidos na troca de bola, Diogo ainda 'assustou' por duas vezes na meia-distância e Merlim sacou da cartola um tiro implacável. Aos 13', o ala italiano procurou a diagonal habitual e o remate anichou-se no canto superior esquerdo da baliza de Xot, já depois de embater no poste.

Depois do descanso, o Sp. Braga repetiu o bom começo e ampliou o avanço. Brito assistiu e Machado encostou, chegando ao 25.º golo na temporada, números que o tornam o melhor marcador da formação minhota.
Dieguinho voltou a desperdiçar uma finalização, Xot chegava à 14.ª defesa após tiros de Merlim e Diogo, mas o mago ítalo-brasileiro voltou a fazer das suas, desta feita com alguma sorte à mistura. Aos 30', Merlim ameaçou o remate, veio para dentro e acabou por contar com a ajuda do poste para o segundo tento. 

Quatro minutos volvidos e confirmava-se o empate. Diogo, em iniciativa pela direita, conseguiu ganhar espaço e servir Dieguinho. O pivot recebeu, rodou e finalizou de calcanhar para baliza deserta. Aos 36', Paulinho evitou nova vantagem bracarense, com corte em cima da linha. Ainda assim, Nilson não perdeu tempo e conseguiu voltar a dar a vantagem ao Sp. Braga ao retirar a bola a Marcão. Novo momento de total desconcentração e o resultado avolumou-se para o Sp. Braga. Diogo tentou um passe interior, mas, já em 5x4, a recuperação originou um passe certeiro para a baliza leonina.

O Sporting CP prosseguiu com o 5x4 e Dieguinho teve mais duas oportunidades, uma delas caprichosamente rechaçada pelo poste. A 1.16 do fim, uma réplica do livre do último embate deu o 5-4 final. Merlim tocou em Cary que atirou forte para um golo de esperança (tinha sido Fortino no domingo a conseguir golo idêntico), que acabou gorada pelo controlo defensivo dos bracarenses.  

Assim, o Sp. Braga igualou a final do Campeonato Nacional e adiou a possível decisão em Odivelas. No próximo sábado joga-se a terceira partida da discussão pelo título.