Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Futsal feminino arranca com fome de títulos

Por Jornal Sporting
22 Ago, 2017

Sporting CP começou os trabalhos de pré-época e tanto o novo treinador como três das cinco reforços salientam a vontade em ganhar

O futsal feminino do Sporting CP ficou perto de vencer Taça de Portugal e Campeonato Nacional em 2016/2017, mas a ambição acabou gorada, ficando sempre a sensação de que a equipa era mais forte e capaz de trazer os troféus para Alvalade. Ora, para 2018, a ambição está reforçada e é vincada bem cedo, desde os habituais testes médicos às primeiras sessões de treino a que o Jornal Sporting teve a oportunidade de assistir.

O plantel de 14 atletas conta com cinco caras novas. Cristiana Costa é fixo e vem do Posto Santo dos Açores. De Itália chegam Catarina Pinheiro e Débora Queiroz ambas do Nápoles.

"Vou dar o máximo em todos os jogos. Sou rápida, técnica e apesar dos poucos golos, faço muitas assistências", começa por se apresentar a ala Catarina Pinheiro, dizendo que Itália foi uma experiência benéfica, surpreendendo-nos com uma informação contrária ao praticado no futebol: "É completamente ao contrário. É acima de tudo físico. Em Portugal, foca-se muito mais o técnico e o táctico. Chegando ao Sporting, sabemos que temos condições para entrar e vencer sempre".

Cristiana Costa descreve-nos a posição na quadra e a mudança dos Açores para a metrópole lisboeta: "Temos de ser extremamente rápidas nas decisões. Não pode inventar. Em poucos toques tem de pôr a equipa jogar. Ajudo no que puder, mas os golos deixo para quem os sabe marcar. Vim na última sexta-feira. Estou a ambientar-me a tanta gente, a apanhar muitos transportes para chegar ao treino. Ainda estou a sonhar, nem acredito que estou no Sporting CP".

Débora Queiroz também vem de Itália. Sorri quando perguntamos se será a jogadora-golo da equipa, partindo da posição de ala ou de pivot e garante que ser a nova capitã não lhe traz peso acrescido: "Com o excelente grupo que o Miguel Albuquerque conseguiu reunir, acho que capitãs seremos todas. Temos experiência para nos ajudarmos mutuamente e para que não haja aquele papel de capitã a que as pessoas se costumam referir. Espero que me ajudem a marcar [entre risos], a mim e a qualquer outra companheira. Nos três anos em Itália só retirei vantagens. Em Portugal o que é falta e cartão amarelo, em Itália pode ser simulação. A minha ideia era voltar para Portugal! Quando tive a proposta, pensei no que tinha. Contudo, o Sporting é o Clube do meu coração. Bastava dizer, quero-te!", explicou a jogadora que confia num plantel capaz para ganhar tudo.

O treino teve 16 jogadoras, das quais quatro guarda-redes. Débora Lavrador (ex-Benfica) e Rita (ex-Del Negro) completam o lote de cinco reforços em plantel que recebeu Kika e Liliu das juniores A. Na pré-época estão integradas três juniores e a sessão de trabalho começou com um exercício de 6x6 (as guarda-redes estavam a fazer a trabalho específico) com apoios, em que se privilegiava a posse de bola. Depois, um exercício com capacidades motoras, mas com o foco em situações de 2x2 com finalização.

Nessa altura falámos com o responsável pelo futsal feminino e com o novo treinador. David Braga explicou-nos que a nova capitã formou-se no Sporting antes de seguir para Itália e garantiu preparação para a conquista de troféus: "Os reforços colmatam as saídas e acrescentam valor. Está na altura de o Sporting ganhar títulos. Estamos nas decisões, tanto no Campeonato como na Taça, mas não conseguimos vencer", disse antes de apresentar o novo técnico: "O treinador anterior passou para os juniores masculinos e o Carlos Reis foi a aposta, um técnico que conhece muito bem o Campeonato, que já venceu a Taça de Portugal [Benfica] e no qual temos toda a confiança, uma vez que coloca as equipas a jogar à sua imagem".

Enquanto as guarda-redes realizavam a sua preparação específica, Carlos Reis disponibilizou-se a conversar com o Jornal Sporting para explicitar o que o move: "Aqui no Sporting não há outros objectivos que não ganhar. Está na hora de isso acontecer. Temos um plantel que idealizámos e confiança no que queremos. Qualquer treinador quer orientar um Clube como o Sporting CP. A ideia de jogo segue uma linha condutora, delineada para toda a secção. Queremos ser competitivos, rigorosos, à imagem do Sporting CP. Pedi muito comprometimento".

Antes do início do Campeonato Nacional, marcado para Setembro, haverá a meia-final da Taça de Honra com o Quinta dos Lombos. Antes, um torneio e mais alguns jogos de treino. O foco está definido: erguer troféus.