Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Arranque dos juvenis marcado pela ambição de repetir a História

Por Jornal Sporting
31 Ago, 2017

Escalão de futsal pretende revalidar o título nacional, procurando novo ano invencível

Os juvenis de futsal do Sporting CP iniciaram esta quarta-feira a sua temporada desportiva.

Depois de uma época de 2016/2017 em que ninguém superou os leões, dominadores e vencedores do Campeonato Nacional, a ambição está vincada: voltar a conquistar o título e proporcionar aos jovens uma rampa de lançamento adequada para o escalão que se segue, como nos conta o treinador Tiago Varanda: "Terminámos imbatíveis. Foram 34 vitórias no Campeonato Nacional, dois triunfos nos torneios internacionais em que participámos. Foi uma época fantástica. O grupo foi incrível, comprometidos a 100% . Estamos no primeiro dia, a nossa meta é fazê-los crescer, esperando que para o ano, os que subirem de escalão, fiquem na equipa de sub-20. Têm o exemplo do Célio Coque e dos irmãos Paçó que fizeram a pré-época com os seniores. É uma força para eles".

O futsal do Sporting CP prima pela organização e pela interligação entre vectores. Cada peça tem uma função e, interligadas, podem dar o melhor para o Clube. Depois de marcar presença na abertura da temporada dos juniores, o treinador dos seniores, Nuno Dias, esteve junto a Tiago Varanda e a Miguel Albuquerque, responsável pela secção, vincando as metas para a temporada, garantindo estar atento ao desenvolvimento dos jovens ali presentes. Tiago Varanda também o reforçou: "O Nuno é uma presença assídua nos treinos, partilha muito. No patamar da equipa profissional, partilhar nem sempre é bom. Há assuntos que saem dali, há mudanças de jogadores... O Nuno ajudou muito aos resultados, o modelo Sporting é transversal e facilita muito o trabalho".

O plantel recebeu seis reforços: Bernardo Almeida (ala/pivot, ex-Benfica), Nuno Guerreiro (fixo, ex-Benfica), Rúben Gomes (ala, ex-Quinta dos Lombos), Diogo Cunha (guarda-redes, ex-AMSAC) e Rui Moreira (fixo/ala, ex-ABC Nelas) juntam-se a um núcleo duro de jogadores de primeiro ano que viram de perto a caminhada histórica daqueles que são agora juniores do Clube. André Cruz (ala/pivot), Diogo Santos (ala) e Henrique (fixo) são os três iniciados que completam um plantel, capaz, segundo o treinador, de alcançar os objectivos: "Existirão oito saídas para os juniores. É integrá-los o mais rapidamente possível. Tenho a ajuda dos que cá estavam e há que fazer ver que a camisola é um peso nas costas deles, mas que estão preparados para o assumir e tentar igualar a forma de ganhar de 2017. Há muitos que estavam no embrião, à sombra de oito jogadores internacionais [dois deles, Ezequiel Té e Rui Moreira, na Selecção de sub-18 e ainda nos juvenis ], mas que acreditamos que estarão à altura".

Os jogadores seguiram para um exercício recreativo com bola, oferecendo diversas linhas de passe aos companheiros em apenas meio-campo de jogo. Falámos com Bruno Mota, o mais antigo leão do plantel que nos explicou a preocupação em receber bem os agora colegas, anteriores adversários: "Queremos fazer melhor ou igual do que o ano passado. Só tivemos vitórias. Temos equipa para isso, está do mesmo nível. Temos brincado com os colegas, já os conhecemos de outros jogos e clubes e também da Selecção. Já éramos amigos de muitos deles. Sporting é sempre para ganhar e tentamos transmitir isso, até porque, no futsal, o Sporting CP é dos melhores do Mundo".

Falta um mês para o primeiro jogo oficial. O treinador verde e branco detalha a preparação destes primeiros dias, antevendo com expectativa o dérbi diante do Belenenses e a ânsia de jogar no João Rocha: "Vão treinar todos os dias, às vezes duas vezes. Queremos dar-lhes bases e princípios da nossa maneira de jogar. Temos um jogo no sábado em Almeirim, diante dos juniores, um escalão superior. Na próxima semana jogamos no Casal do Rato, torneio em que medimos forças contra equipas favoritas ao Campeonato Nacional, como o Caxinas e o Benfica. Temos jogos agendados contra equipas juniores e seniores para lhes dar mais andamento. Vamos ter um dérbi com o Belenenses, um jogo apetecível, até porque se estreiam no Campeonato Nacional. Esperamos fazer uma estreia de sonho no João Rocha. É fantástico termos essa oportunidade". 

Se os miúdos estão entusiasmados com a estreia no novo Pavilhão? "Claro que sim, passaram os últimos 10 meses a olhar para o Pavilhão a crescer. À medida que fica mais próximo o momento, maior a ansiedade".