Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Zé Paulo

Ciência da bola parada ajudou a ganhar (4-1) ao vice-campeão

Por Jornal Sporting
30 Set, 2017

Sporting CP começou a perder, mas a reviravolta em Braga deu-se ainda no primeiro parcial com eficácia nos esquemas tácticos

O Sporting CP manteve a senda de jogos consecutivos a ganhar no Campeonato Nacional ao derrotar o Sp. Braga por 4-1. Este foi também o segundo triunfo seguido em casa dos arsenalistas, após a vitória na época passada que valeu a conquista do bicampeonato aos leões.

O jogo não foi fácil. Longe disso. Bastava recordar que se encontrava o campeão e o vice-campeão, sendo que a visita a Braga só tinha sido feliz por uma vez (uma derrota e um empate além da já referida vitória). O Sp. Braga não precisou de ameaçar para se adiantar. Marcão aventurou-se no ataque e André Machado recuperou em zona subida, servindo Marinho para encostar, de meio-campo, para a baliza deserta, decorridos três minutos. O golo afectou os verdes e brancos que não responderam com perigo. Antes, Bruno Cintra atirou com perigo.

Aos oito minutos, Marcão era o mais rematador dos leões, muito presos à organização e sem conseguir desequilíbrios individuais. Deo teve o primeiro grande momento ofensivo leonino concluindo uma das muitas assistências do pivô Dieguinho. O experiente brasileiro foi impedido de festejar por Vasco Ribeiro. A pressão foi subindo e Djô ficou perto do empate, já depois de Fortino ter desperdiçado a boa troca de passes entre Cary e João Matos. Aos 10', o empate. Num livre lateral, Cary serviu Edgar Varela para o segundo do jovem na Liga SportZone. A falta não deixou dúvidas, depois de a bola embater no braço, em posição afastada do corpo, de um jogador do Sp. Braga.

Aos 12 minutos, o Sp. Braga chegou à quinta falta cometida e a pressão reduziu, passando a evidenciar dificuldades nas coberturas aos individualismos dos leões. Novamente de bola parada, o Sporting CP chegaria à vantagem que mais não viria a ceder. Deo cobrou o canto e Dieguinho (o homem do jogo) atirou à meia-volta para o melhor golo da noite. O perigo só regressou no final do primeiro tempo, quando o Sp. Braga apostou no 5x4. Ruan atirou com perigo; Cássio falhou o encosto a remate de Bruno Cintra e os leões iam em vantagem para o intervalo, depois de 10 remates enquadrados com a baliza em 29 efectuados.

Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se, não fora o Sp. Braga uma das equipas ainda sem derrotas na Liga. Deo, aos 25', teve um remate perigoso. Resposta de Bruno Cintra no minuto seguinte com um tiro ao poste. Aos 27', novo momento delicioso de Dieguinho. O pivô brasileiro recebeu um passe frontal de Japa e rodou para desfeitear Vasco Ribeiro. Nos minutos seguintes, a receita da bola parada ia-se invertendo. Nilson e Cássio ficaram perto de marcar após canto e livre, respectivamente. 

Aos 32', ficou fechado o jogo. Após uma recuperação de bola em zona adiantada, Dieguinho cavalgou pela zona frontal, fixou o guardião e serviu Cavinato para o quarto tento dos verdes e brancos.

Dieguinho merece o troféu de melhor em campo: dois golos e uma assistência.

Até final, sufoco bracarense em busca da igualdade. Paulo Tavares voltou a apostar no 5x4 para os cinco minutos finais e dispôs de quatro chances claras de golo: aos 37', Marcão negou o remate de Ruan; aos 38', Ludgero atirou perto do poste e, aos 39', Ruan atirou ao ferro, com resultado evidente da estratégias de ter os alas com 'pés trocados' na quadra. Foi pena que o leão não aproveitasse para, de longe, ampliar os números de um triunfo justo.

Ainda assim, o Sporting CP manteve o trilho vitorioso e voltou a recolocar-se na liderança, a par do Benfica, antes do dérbi de 7 de Outubro, o primeiro clássico do futsal português no Pavilhão João Rocha.