Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Força verde e branca no primeiro dérbi do João Rocha

Por Jornal Sporting
07 Out, 2017

Sporting CP bateu o Benfica por 5-2 e isola-se na liderança da Liga SportZone

O andebol já havia disputado um Clássico (diante do FC Porto), mas o primeiro dérbi do Pavilhão João Rocha terminou com um sabor doce para o visitado leão. O Sporting CP triunfou por 5-2, em partida da 5.ª jornada da Liga SportZone e somou a terceira vitória consecutiva diante do Benfica, depois da Supertaça e da Taça de Honra, ambas por 2-1.

A partida iniciou com polémica, percebendo-se que o critério da marcação de faltas seria largo. E assim foi durante todo a primeira parte. Despiques a roçarem a agressividade máxima e poucas infracções assinaladas. Logo ao primeiro minuto, André Coelho assustou André Sousa, após carga por assinalar sobre Dieguinho. Aos dois, o Sporting CP respondeu por Merlim. No minuto seguinte, o Benfica chegaria à vantagem. O ala Robinho desenvencilhou-se da oposição e disparou de pé esquerdo, aproveitando um livre que sucede mais uma disputa de bola polémica no ataque do Sporting CP.

Aos cinco, o guarda-redes Roncaglio tenta o remate, mas a bola é interceptada por Deo que, ao seguir isolado para a baliza, ainda que em zona lateral, é derrubado por Robinho. Falta e amarelo para o ala, que voltaria a ser protagonista pouco depois ao lesionar Divanei.

Os leões demonstraram alguma ansiedade por alguns minutos e só aos oito voltaram a perigar a baliza encarnada. João Matos atirou ao lado após livre perigoso e, aos 11’, Dieguinho lá empatou a contenda. Merlim cobrou o canto e o pivô rematou por cima, o segundo aviso mediante bola parada. Não marcou nessa situação mas, ainda no mesmo minuto, recebeu e rodou para desfeitear Roncaglio.

O Benfica ripostou com duas bolas aos ferros. Ambas ao minuto 14. Primeiro, Fábio Cecílio após diagonal da esquerda para o centro; de seguida Rafael Henmi, correspondendo com um forte remate ao canto de Robinho na direita. A partir daí, só Sporting CP até final do primeiro tempo. Aos 16’, Deo ficou perto do segundo para os leões, mas Roncaglio ainda brilharia a maior nível quando resolveu uma situação de 1x0 diante de Fortino. No minuto seguinte, Pedro Cary teve duas oportunidades, sendo que, numa delas, parece condicionado em falta após canto da esquerda. Aos 19’, e já depois de atingir a quinta falta, o Benfica nada pôde fazer para contrariar a vontade do esquerdino. Merlim cobrou o canto e garantiu a segunda assistência, já que Cary atirou à meia volta para a vantagem leonina que perdurou tranquila até ao intervalo.

O Benfica iniciou o segundo parcial em 5x4, apostando no guardião Roncaglio para a superioridade ofensiva. Aos 22’, André Sousa evitou o lance individual de Robinho e lançou um contra-golpe, com Cary perto do terceiro para o Sporting CP. No minuto seguinte, precipitação encarnada e Merlim, com a biqueira esquerda, envia a bola para a baliza deserta. O Benfica manteve a aposta no 5x4 e colheu dividendos aos 26’. Bruno Coelho, num passe de ruptura, serviu na perfeição Robinho que, dominou e aninhou o esférico no canto superior esquerdo. João Matos esbracejou e mandou a equipa para a frente e o gesto simbólico do capitão acordou os verdes e brancos.

Roncaglio foi expulso aos 29’, depois de uma entrada por trás sobre Deo, já quando o brasileiro estava pronto para marcar. Reduzido a quatro, o Sporting CP aproveitou para aumentar a diferença novamente. Japa ainda atirou ao poste, mas na sequência de uma jogada colectiva, Fortino serviu o fixo/ala para o quarto dos leões, perante um Cristiano desamparado. André Sousa ainda retirou esperança ao Benfica, defendendo, numa só jogada, três investidas encarnadas, uma delas rechaçada com a face.

Aos 32’, Dieguinho ofereceu a Cary a oportunidade de bisar, mas o esquerdino adornou em demasia o lance. O 5-2 ficaria a cargo do capitão. Merlim, sim, a terceira assistência da tarde, serviu João Matos para um remate à meia-volta, decorridos 34 minutos.

O Benfica manteve o 5x4, mas só em remates da zona de 10 metros perigou a baliza de André Sousa, não se alterando a vantagem construída pelo Sporting CP até aí.

Com o triunfo, os leões mantêm-se 100% vitoriosos no Campeonato Nacional, passando a liderar de forma isolada. Nuno Dias venceu o 200.º jogo em 235 possíveis pelo Sporting CP (85% de média de triunfos), naquela que foi a quarta partida seguida sem perder frente aos encarnados na fase regular da Liga, série abrilhantada pelo recorde de assistência na Liga SportZone (2.985 espectadores no João Rocha).