Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Sem boa resolução na quarta e na quinta-feira, pouco interessa o jogo de sábado”

Por Jornal Sporting
21 Nov, 2017

Nuno Dias salienta necessidade de concentração para os primeiros compromissos da Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. Treinadores adversários atribuem favoritismo ao Sporting

Para Nuno Dias não há adversários fáceis na Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup, realçando a importância de preparar cada jogo como uma final para o desejado primeiro lugar, o único que garante a passagem à final-four: “Todos têm qualidade, senão não estariam nesta fase. As equipas que estão aqui ganharam todos os seus jogos [excepção ao Dina Moscovo que perdeu com o Inter Movistar, passando em segundo]. Os nossos objectivos passam por chegar à final-four. Quero dizer a todos que esperam pelo jogo de sábado [Dina de Moscovo] que não se resolve no sábado, há jogo quarta e quinta-feira. Sem boa resolução nestes dois dias, pouco interessa o de sábado”.

O técnico leonino identificou os perigos de cada adversário.

“O Halle Gooik é a única equipa nesta fase que não sofreu nenhum golo. É o nosso primeiro adversário, aquele em que nos debruçámos mais. São organizados, têm um treinador que conheço e que sei como estrutura as suas equipas. Tem jogadores experientes, o que é sempre importante. Quanto ao Nacional Zagreb, apresenta jogadores conhecidos e com grande qualidade [antes de enumerar André, ex-Sp. Braga, Leitão e Gréllo]. Tivemos oportunidade de ver algumas coisas da Main Round e é uma equipa com qualidade. Mesmo não estando a fazer um grande campeonato, tentará fazer um bom jogo e teremos oportunidade de prepará-lo na quinta-feira. Este ano, o Dina foi segundo no grupo do campeão europeu. O treinador visitou-nos enquanto técnico do Dínamo de Moscovo. Tem vários jogadores jovens e irreverentes que vão aparecer a grande nível na Superliga russa”, explicou por ordem cronológica de embates.

Para Nuno Dias, o favoritismo do Sporting CP é inegável e um factor motivacional que se junta ao “sonho” concretizado de ter o João Rocha como palco. Ainda assim, o aviso à navegação está dado: são três jogos a doer: “ O favoritismo é sempre relativo, mas é nossa obrigação assumi-lo. Jogamos em nossa casa, com os nossos adeptos e no nosso Pavilhão. Sabemos da nossa qualidade e temos pressão, responsabilidade e desafio. Contudo, estamos habituados e não é negativo ou algo que nos possa obstruir, que nos faça errar. Para chegar ao fim, como chegámos em 2016/17, temos de passar os adversários desta ronda e em primeiro lugar. Devemos focar-nos numa coisa de cada vez. Sentimo-nos muito bem, satisfeitos por nos terem oferecido esta organização. Desportivamente, é óptimo para nós. Consideramos um ponto a favor. Cabe-nos traduzir em boas exibições e bons resultados, sendo que os adeptos sabem que são muito importantes”.

Os técnicos rivais argumentaram as valias dos vários plantéis, confirmando em uníssono que o Sporting é favorito.

Halle Gooik, Bélgica

Juan Zamora 

“Sabemos que é difícil, as equipas aqui presentes têm um grande nível. Temos muita motivação para demonstrar a capacidade que temos. Vamos atacar para tentar fazer o nosso melhor. Esperamos um rival muito forte, que joga em casa. Sabemos que é uma grandíssima equipa, há que jogar estes grandes jogos. Vamos dar tudo o que podemos e tentar surpreendê-los”.

Nacional Zagreb, Croácia

Robert Grdovic

“Temos uma equipa jovem, com cinco ou seis jogadores novos. Ficámos a cinco minutos da final-four do ano passado, defrontámos o Ugra [adversário derrotado pelo Sporting na meia-final]. Não temos tanto tempo a jogar juntos, mas sabemos que esta competição é muito importante. Queremos abrir com um bom resultado e esperar que possamos fazer uma boa campanha. Admitimos, no entanto, que o Sporting é o favorito número um”.

Dina Moscovo

Temur Alekberov

“As equipas russas acabam por quase sempre jogar em Lisboa. Este ano temos uma equipa muito nova, com jogadores jovens. O objectivo principal é jogar com honra porque representam a Rússia. Há muitos jogadores que não têm experiência. Esperamos que façam o melhor possível. Têm vontade e tentam tudo, mas é necessária experiência para a qualificação. Só vontade não será suficiente. O Sporting é uma equipa forte”.

As equipas fizeram o seu treino de adaptação ao piso, sendo que a comunicação social teve direito a assistir aos primeiros 15 minutos de cada treino. O grupo B da Ronda de Elite inicia-se às 13h30 de quarta-feira com o Dina Moscovo-Nacional Zagreb. O Sporting CP defronta os belgas do Halle Gooik às 16h00.