Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Vitória é ‘serventia da casa’

Por Jornal Sporting
22 Nov, 2017

Sporting CP entra a ganhar na UEFA Futsal Cup. Leões derrotaram o Halle-Gooik por 3-2

Por vezes, os números podem enganar, mas nunca deixam de ser reais. A ‘olho nu’, o triunfo por 3-2 do Sporting CP frente ao Halle-Gooik passa a ideia de um jogo equilibrado no Pavilhão João Rocha. Contudo, a primeira jornada do Grupo B da UEFA Futsal Cup ficou marcada pelo total domínio verde e branco e pela ‘matreirice’ do adversário, que soube aproveitar as duas desatenções dos orientados de Nuno Dias. O técnico campeão nacional já tinha avisado: “Nestas competições, os erros pagam-se caro”.

Na primeira parte, todos os caminhos da quadra foram dar à baliza de um inspirado Marcos Zaremello. Logo a abrir o encontro, o guarda-redes defendeu três bons remates de Merlim, sempre capaz de desequilibrar da esquerda para o meio. Mais tarde (5’) foi Dieguinho quem tentou incomodá-lo, mas Zaremello voltou a mostrar-se intransponível nos remates de fora da área. No ataque só dava Sporting CP e a primeira vez que o Halle-Gooik conseguiu criar perigo o cronómetro estava perto de assinalar 10 minutos – Gréllo, o melhor dos contrários, trabalhou bem do lado esquerdo, isolando-se na cara de Marcão, que correspondeu com uma boa defesa. Sem grandes hipóteses de se mostrar entre os postes, foi ofensivamente que o guardião leonino ‘levantou as bancadas’, inaugurando o marcador (14’). Grande pontapé de Marcão para o 1-0, como aliás já habituou os fãs do futsal e, especialmente, os Sportinguistas. Até ao intervalo, houve mais duas oportunidades claras, uma para cada lado. Na resposta ao golo sofrido, os pupilos de Juan Fuentes, que tinham saído da Main Round da prova com a baliza imaculada, estiveram muito perto de chegar ao empate, tendo Tiago Carpes falhado sem oposição depois de uma recuperação de Leo. Mais à frente, Diogo esteve perto de concretizar ‘de chapéu’ na conclusão de um contra-ataque conduzido por Dieguinho, mas a bola ‘beijou’ a barra.

O Halle-Gooik subiu as linhas à entrada da etapa complementar, factor que levou os bi-campeões nacionais a errarem mais na zona de construção. Nesse capítulo, Marcão ‘segurou’ a equipa, dizendo ‘presente’ perante as duas tentativas de Tiago Carpes. Do lado oposto, os leões foram mais eficazes, chegando ao 2-0 por intermédio de Divanei (25’) – o jogador brasileiro voltou a marcar com a camisola verde e branca em jogos oficiais e logo com um remate que entrou ‘onde a corucha dorme’. Para cimentar o resultado veio o oportunismo de Caio Japa (32’), que nunca dá uma bola como perdida e recuperou-a ainda na área adversária, oferecendo a tal ‘almofada de conforto’ aos companheiros. Ou talvez não.

A vitória tranquila transformou-se em algum sofrimento perto do fim. Em situação de 5x4, Thiago Bissoni reduziu (37’) numa falha de marcação do lado esquerdo da defesa leonina e a 8.69 segundos do último apito, Leitão fixou o 3-2 em mais uma desconcentração na saída para o ataque do Sporting CP. Contas finais: os leões somaram três pontos, defrontando amanhã, às 20h30, (quinta-feira, 23 de Novembro) o Nacional Zagreb, conjunto que superou o Dina Moscovo (3-2) esta quarta-feira.