Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Garantida a sexta presença na final-four

Por Jornal Sporting
23 Nov, 2017

Sporting CP derrota Nacional Zagreb por 3-1 e volta a discutir o título europeu

Começando com Marcão na baliza, Cary, Matos, Merlim e Dieguinho na quadra, os leões sabiam que com uma vitória garantiriam o acesso à final-four da UEFA Futsal Cup. A vontade levou a cinco minutos de futsal total: muita qualidade na troca de bola e na criação de oportunidades aliados a uma pressão alta, condicionando o jogo adversário.

Logo aos três minutos, Dieguinho introduz a bola na baliza do Nacional Zagreb, mas o árbitro não dando a lei da vantagem após falta sobre Merlim, acaba por parar o jogo a pedido dos croatas, que desistiram da jogada. Aos sete minutos, Divanei, logo depois de entrar, fica perto do golo. O campeão croata começava a rechaçar a pressão verde e branca e, aos oito minutos, Matheus atira ao poste, já diante de Marcão.

Aos 11’, ficou perto de um desvio vencedor, mas os contra-ataques dos croatas começavam a assustar, dispondo de mais situações claras até ao golo de Fortino. Aos 15’, o 'italiano' empurrou, abrindo o activo, após jogada de insistência na direita. Diogo esteve na assistência.

Apesar de todos os jogadores de campo terem rodado, sentia-se a diferença com e sem Merlim e, até ao intervalo, o jogo pautou-se pelo equilíbrio. Fortino ficou perto de bisar, no entanto os croatas também poderiam ter chegado ao golo. João Matos, de cabeça, desperdiçou a última hipótese da primeira parte.

A segunda parte iniciou-se com o melhor período de jogo dos leões. Seis oportunidades claras de golo. Cavinato, Fortino, João Matos, Merlim, Dieguinho e Pany Varela não conseguiram ampliar o resultado - duas destas ocasiões já com o guarda-redes Pavlic completamente batido. Aos 27’, Matheus, com um remate fortíssimo à barra, acordou o João Rocha para a realidade do 1-0 ser curto. O susto duplicaria a vontade do leão e Pany encostou para o segundo.

O Nacional Zagreb apostou no 5x4 ainda com 12 minutos pela frente. Cautela defensiva, organização total e pouco espaço ao remate contrário. Marcão só se estirou uma vez, mas, aos 38’, Matheus, sempre ele, atiraria para um golaço. Tudo poderia acontecer, mas os verdes e brancos mantiveram a qualidade defensiva e Marcão só voltou a ser chamado a intervir em remate à entrada da área.

A 37 segundos, Cary enviou a bola para a baliza deserta e alcançou o terceiro golo para os leões, confirmando assim a sexta presença na final-four da UEFA Futsal Cup, a segunda consecutiva, e a primeira alcançada apenas com dois jogos decorridos. Houve festa rija na quadra e o capitão João Matos deu o mote com a habitual música de festejo de pavilhão, lançando a euforia após o silêncio sepulcral. Sábado joga-se às 17h00 o Sporting CP-Dina Moscovo, jogo de coroação para o futsal verde e branco.