Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Taça da Liga muda de mãos

Por Jornal Sporting
14 Jan, 2018

Derrota na final em Sines frente ao eterno rival (2-5) resultou da ineficácia nas oportunidades criadas

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal perdeu, nesta tarde de domingo, a final da Taça da Liga frente ao Benfica por 2-5, competição que decorreu no pavilhão multiusos de Sines.

O primeiro sinal de perigo surgiu pelos pés de Dieguinho, quando o cronómetro ainda não tinha dobrado o segundo minuto. Gritou-se mesmo golo nas bancadas, mas a bola tenha embatido nas malhas laterais. A fase inicial esteve ainda envolta em algumas picardias, até ao ponto em que no mesmo minuto (6') Fernandinho é admoestado com um cartão amarelo, reincidindo depois numa jogada em que Diogo segue pelo corredor direito junto à linha e é literalmente ceifado por Fernandinho, com o árbitro Miguel Castilho a perdoar a expulsão ao ala de 34 anos.

Isto quando o adversário já se tinha colocado em vantagem (4'), com golo de Deives, depois de alguma confusão na grande área de Marcão, sem que ninguém tivesse conseguido afastar a bola da zona de perigo. Os leões tiveram a melhor oportunidade do primeiro tempo (7') quando Diogo assistiu Pany Varela ao segundo poste e a emenda saiu ao lado.

O guarda-redes encarnado, Diego Roncaglio, foi também um dos maiores responsáveis pela falta de eficácia que o Sporting CP foi revelando ao longo de todo o jogo. E num momento em que o guardião pediu assistência médica, no reatar do encontro, a bola sobrevoou toda a quadra, encontrando Fernandinho a fugir à marcação de João Matos e a bater Marcão pela segunda vez (13'). Depois da bola reposta em jogo, Dieguinho teve mais uma oportunidade desperdiçada, a que se seguiram mais duas ocasiões de possível concretização leonina.

Antes de chegar o intervalo, talvez o momento do jogo: Merlim sofre falta, a quinta do Benfica, e no respectivo livre directo, Diogo permite a defesa de Cristiano, no que seria a sua única intervenção no encontro.

No segundo tempo, com o 3-0 de Robinho (31'), Nuno Dias manda Merlim assumir as funções de guarda-redes avançado e um minuto depois, com o ala no chão junto à linha de fundo da área do Benfica, Cecílio só teve de apontar à baliza leonina, com Diogo ainda a esboçar uma tentativa de corte com a cabeça. Estava feito o 4-0, com o 5-0 a chegar três minutos depois por Fernandinho ao voltar a tirar partido da situação de 5x4 dos leões, que apenas começou a fazer efeito a três minutos do fim, quando Dieguinho finalmente conseguiu tirar bem as medidas – a passe de Diogo – ao mau posicionamente de Roncaglio. Divanei ainda voltou a reduzir a diferença para o resultado a dois minutos do fim, mas acabou por não se revelar suficiente.

O Benfica ganha a terceira edição da Taça da Liga, troféu que o Sporting CP já tem (dois) no seu currículo... conquistados nas restantes anterior edições.