Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Nuno Dias: "Ganhámos com toda a justiça"

Por Sporting CP
28 Mar, 2021

Reacções à conquista da Taça da Liga de futsal

No final do dérbi contra o SL Benfica, em Sines, que terminou com a goleada da equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal, por 6-2, e com a conquista da Taça da Liga da modalidade, os protagonistas Leoninos reagiram ao sucedido.

Na zona mista do Pavilhão Multiusos de Sines, Nuno Dias mostrou-se, obviamente, satisfeito com o triunfo e destacou o mérito verde e branco. "É a competição mais díficil de ganhar depois do campeonato porque engloba três jogos em três dias consecutivos com as oito melhores equipas da Liga. O Sporting CP eliminou a terceira classificada [AD Fundão], a segunda classificada [SL Benfica] e o Portimonense SC. Ganhámos com toda a justiça", disse o treinador do Sporting CP aos jornalistas, continuando com a análise ao jogo.

"Muitos aspectos condicionaram. Marcámos primeiros e o SL Benfica nunca tinha estado em desvantagem nos dois jogos que teve connosco. Queríamos estar na frente e isso foi importante. Depois, o facto de chegarmos ao intervalo com a vantagem de dois golos garantiu alguma confiança. A forma como fomos eficazes na segunda parte também foi extraordinária. Depois, há que deixar uma palavra ao trabalho do Luís Ribeiro e do Filipe Rodrigues [membros do staff técnico]. Só com o bom trabalho deles era possível termos jogadores recuperados com três jogos de uma intensidade enorme. Fizeram um trabalho extraordinário para os jogadores apresentarem a disponibilidade que apresentaram hoje", frisou.

Nuno Dias deixou ainda uma palavra aos Sportinguistas, que, como tem acontecido ao longo do último ano, não tiveram a possibilidade de festejar com a equipa no pavilhão.

"Infelizmente, não tivemos os nossos adeptos, que dão outra cor e que fariam com que o festejo fosse diferente. O mais importante é competirmos e continuarmos a cumprir com as regras que esta pandemia nos obriga. Mais uma conquista, mais um troféu para o nosso Museu e mais um objectivo alcançado", concluiu

João Matos: "É muito bom dar este prazer aos Sportinguistas"

O capitão João Matos também passou pela zona mista e admitiu que a conquista da Taça da Liga teve um sabor ainda mais especial por ser um título que o Sporting CP não vencia desde 2017.

"É um troféu que nos fugia há muito tempo e que muitos jogadores que estão connosco ainda não tinham conquistado. Isso foi um factor motivacional extra que nos deu mais garra e empenho. É muito especial pelo momento vivemos, porque não sabemos o dia de amanhã e não sabemos se vamos ter uma Taça de Portugal este ano. (...) É muito bom e, acima de tudo, é também muito bom dar este prazer aos Sportinguistas que nos acompanham pelo país fora. Eles queriam estar aqui presentes e nós gostaríamos muito de ter aqui o calor humano que os caracteriza. Eles empurram-nos no momento-chave. É por eles. Estamos de parabéns. Fizemos uma boa partida, sofremos quando tínhamos de sofrer e sofremos muito, mas fomos muito pragmáticos e eficazes. Marcámos golos em momentos-chave. (...) O SL Benfica entrou muito bem no jogo e podia ter entrado a ganhar. O Guitta fez uma exibição tremenda. O terceiro golo, já na segunda parte, foi o que desenrolou o resto do resultado. O resultado não demonstra a realidade entre as duas equipas, mas se puder ganhar sempre por 6-2 pouco ou nada importa a diferença entre as duas equipas. Vai ser sempre um jogo complicado e estamos cá para a luta", contou o internacional português.

Erick Mendonça: "Jogo de pivôs fez a diferença"

Para Erick Mendonça, vencer a Taça da Liga teve ainda mais significado do que para os restantes: tal como havia prometido a Guilherme Geirinhas no 'ADN de Leão', podcast oficial do Sporting CP, vai ter de mudar de penteado. "Já tive a oportunidade fazer um vídeo para o Guilherme Geirinhas e disse-lhe que o prometido é devido. Como tal, dentro de uma semana ou duas o penteado vai estar feito. Não vou falhar aos Sportinguistas", prometeu.

Para além desse factor, foi também a primeira Taça da Liga conquistada por Erick Mendonça. "Sabe muito bem. É a minha primeira e tem um sabor muito especial numa época atípica, não sabendo quandos troféus vão haver. Há que aproveitar e ganhar os que pudermos. (...) Ganhar ao SL Benfica é sempre especial porque é o nosso maior rival e porque é a equipa, juntamente connosco, com mais qualidade. Ganhar com um resultado tão avolumado não é normal, mas fizemos o trabalho de casa e preparámos o jogo da melhor forma. A vitória é justa", asssegurou, continuando.

"Acabámos por trabalhar algumas coisas em que não fomos tão felizes no empate em casa deles. Conseguimos subir o Guitta de forma mais eficaz e o jogo de pivôs fez a diferença. Há que dar os parabéns e salutar a presença do Zicky e do Rocha. O Zicky está a fazer uma época fantástica no seu primeiro ano como sénior e o Rocha dispensa apresentações", frisou, não escondendo que este pode ser "o mote perfeito para uma época que se avizinha boa".

O camisola 8 falou ainda sobre a ausência dos Sócios e adeptos do Sporting CP devido à pandemia de COVID-19. "Esperamos que, o mais cedo possível, os adeptos voltem a encher o João Rocha. Que tenham disfrutado do jogo tanto como nós. Acima de tudo, que percebam que nos fazem falta", finalizou Erick Mendonça.

Guitta: "Fui feliz e consegui contribuir para o resultado final"

Em grande destaque esteve Guitta, guarda-redes do Sporting CP que realizou uma exibição tremenda. "É sempre gratificante vencer com o Sporting CP. É um título que eu e muitos ainda não tínhamos no currículo. Foi um grande jogo e aproveitámos ao máximo as oportunidades que tivemos. Defendemos bastante e fiz uma grande partida. Lá na frente, os meus companheiros fizeram a parte deles", começou por dizer o internacional brasileiro.

"Normalmente, os meus vídeos [das intervenções na partida] demoram 50 segundos. Acho que este vai demorar três minutos ou mais. Eles estavam a rematar de média e longa distância. (...) Fui feliz e consegui contribuir para o resultado final", contou ainda.

Para Guitta, "as vibrações positivas" dos Sportinguistas "chegam sempre ao balneário e à quadra", mesmo sem a presença física. "Há que agradecer sempre o apoio. (...) É mais um título para os Sportinguistas comemorarem e terem orgulho da nossa modalidade", acrescentou.

José Almeida: "Viemos para Sines com o objectivo de ganhar a final"

Por fim, José Almeida, director da secção de futsal Leonina, lembrou que este foi mais um objectivo cumprido pelo Sporting CP. "Viemos para Sines com o objectivo de atingirmos a final e ganhá-la. Foi isso que fizemos. (...) Os atletas estiveram num patamar excelente e a partir daí as coisas tornam-se sempre mais fáceis para nós", disse aos jornalistas.

Depois de admitir que "é um orgulho enorme ter atletas como o Zicky com desempenhos deste nível", José Almeida também falou da falta que os Sportinguistas fazem e dedicou-lhes o triunfo. "Hoje era dia dos nossos adeptos estarem aqui connosco para comemorarem esta bela vitória. Não estiveram, paciência, mas esta vitória é para eles", revelou.