Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Taça da Liga conquistada com goleada

Por Sporting CP
28 Mar, 2021

Futsal vence SL Benfica (6-2) e amealha mais um troféu

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Taça da Liga da modalidade. Na final da prova, no Pavilhão Multiusos de Sines, os Leões de Nuno Dias golearam o SL Benfica por 6-2, erguendo mais um título para secção e para o Museu Sporting.

Foi a terceira vez que o emblema de Alvalade conquistou a Taça da Liga de futsal, depois das conquistas de 2015/2016 e 2016/2017, sendo também o segundo troféu amealhado em 2020/2021, depois da Taça de Portugal (referente a 2019/2020, mas disputada já esta temporada).

O Sporting CP entrou em campo com Guitta na baliza e Erick Mendonça, Alex Merlim, Pany Varela e João Matos na frente, sendo que o SL Benfica tentou surpreender com a utilização do guarda-redes avançado logo no primeiro minuto, mas sem sucesso. O jogo teve alta intensidade desde o apito inicial, com muito contacto físico e lances disputados no limite. Os encarnados tentaram o golo logo nos minutos inaugurais, mas Guitta respondeu sempre com qualidade entre os postes.

Começou a crescer o Sporting CP e isso viu-se na oportunidade de Diego Cavinato para defesa do guarda-redes encarnado. Aos sete minutos, os Leões inauguraram o marcador por intermédio de Alex Merlim. O 'Mago' fez o seu movimento habitual da esquerda para o centro e rematou forte para o 1-0, beneficiando também do trabalho sem bola de Erick Mendonça. Foi o primeiro de muitos momentos de magia em Sines.

O duelo continuou equilibrado e Guitta, pouco depois, foi o autor de uma excelente intervenção a negar o empate. Do outro lado, Diego Cavinato podia ter marcado após assistência de Zicky, mas o guardião das águias também defendeu. A cerca de seis minutos do intervalo, o SL Benfica voltou a colocar o cinco para quatro e chegou a enviar uma bola ao poste verde e branco - depois de Guitta, mais uma vez, defender -, mas a verdade é que o Sporting CP não estava adormecido. Pelo contrário.

Aos 16 minutos, Rocha atirou uma bomba que só parou na cara do guarda-redes André Correia. Logo a seguir, o mesmo André Correia cometeu falta clara sobre Rocha na área benfiquista, mas a equipa de arbitragem deixou seguir. Guitta esteve, no seguimento, muito bem por duas vezes a impedir o golo do SL Benfica, e o Sporting CP chegou ao 2-0 no penúltimo minuto da primeira metade.

Excelente passe de Erick Mendonça para Rocha, que trabalhou como quis no ataque e deitou o adversário Nilson. O pivô brasileiro rematou com violência e de forma indefensável, apontando um verdadeiro golaço digno dos melhores do Mundo na sua posição. Intervalo e vantagem de dois golos para a turma de Alvalade.

Se a primeira parte foi equilibrada, com alguns picos de parte a parte, o segundo tempo começou com grande supremacia Sportinguista. Logo aos 21 minutos, chegou o 3-0, quando Zicky, após passe de Pany Varela se desmarcou de Afonso Jesus, virou-se e rematou forte para um belo tento.

Dois minutos depois, foi Zicky a assistir Pauleta para este, na cara do guardião e com grande classe, finalizar para o 4-0. Num ápice, um jogo que estava em aberto passou para uma goleada que motivou e deu confiança aos Leões, que puderam, assim, gerir o que restava da partida da melhor forma.

À procura de um resultado menos negativo, o SL Benfica começou a arriscar e Arthur, com um bom remate, criou perigo. Do outro lado, Diego Cavinato e Pauleta deram trabalho a André Correia, enquanto Guitta também ia tendo muito para fazer. As águias apostaram, novamente, no cinco para quatro, mas, fosse pelas defesas de Guitta ou pela organização verde e branca, não conseguiram reduzir.

Quem voltou a marcar foi até o Sporting CP, aos 37 minutos, quando Alex Merlim fez um passe longo para Zicky. O jovem pivô português recebeu bem com o peito e, com uma finalização subtil e de grande nível, enviou mais uma bola para o fundo das redes rivais. Mão cheia de golos para os jogadores de Nuno Dias.

O SL Benfica respondeu com dois golos, por intermédio de Silvestre, já perto do fim, mas nada ia estragar a festa do Sporting CP, que ainda conseguiu marcar mais um: no último minuto, o capitão João Matos aproveitou um erro enorme de André Correia para, também ele, facturar e fechar as contas em 6-2.

Tocada a buzina final, os Leões começaram a festa em Sines pela conquista da terceira Taça da Liga do palmarés. Mais um troféu para o Sporting CP, que dá assim continuidade à hegemonia no futsal português ao longo da última década.

Sporting CP: Guitta [GR], Erick Mendonça, Alex Merlim, Pany Varela e João Matos [C]; Gonçalo Portugal [GR], Mamadu Turé, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky, Taynan, Rocha, Diego Cavinato e Pauleta.