Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Goleada e vaga garantida na Ronda de Elite

Por Sporting CP
28 Out, 2021

Triunfo expressivo frente ao MFC Atyrau (1-8)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quinta-feira, um lugar na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League ao vencer os cazaques do MFC Atyrau por 1-8 no segundo de três jogos do grupo 2 da Ronda Principal da prova.

Na Eslovénia, depois da vitória inaugural frente ao ACCS Asnières Vileneuve 92 (4-3), os Leões arrancaram com grande eficácia – 0-4 ao intervalo – para um triunfo tão sólido quão decisivo. Diego Cavinato (dois), Zicky Té, João Matos, Tiago Macedo, Caio Ruiz, Waltinho e Bernardo Paçó foram os autores dos golos.

Sem o lesionado Pany Varela, mas com Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Pauleta e Alex Merlim no cinco inicial, a turma de Alvalade enfrentou um emblema que conta com uma cara sobejamente conhecida dos Sportinguistas: Deo, futsalista brasileiro que jogou de Leão ao peito durante 16 temporadas.

A entrada foi de Leão e antes dos quatro minutos jogados o Sporting CP já vencia por 0-2, com Alex Merlim a ser o denominador comum. Primeiro, o ala encontrou Cavinato solto no lado oposto da quadra, oferecendo-lhe o 0-1 e, pouco depois, Merlim driblou o seu marcador directo antes de servir Zicky, que assinou o 0-2. Ainda assim, o conjunto cazaque respondeu com várias aproximações consecutivas e perigosas, entre as quais um remate ao poste de Erick.

O jogo estava rápido e muito discutido, mas rapidamente os Leões retomaram o controlo da partida. Pauleta atirou ao ferro, deixando o MFC Atyrau em sentido e João Matos, com mais pontaria, rematou de primeira e sem deixar cair a bola para o terceiro dos Leões – e a terceira assistência de Merlim. 

Com o 0-3, o ímpeto cazaque refreou e a formação verde e branca ainda chegaria ao quarto: Tiago Macedo, de apenas 17 anos, insistiu num lance individual e marcou na sua estreia na UEFA Futsal Champions League. Estava encerrada da melhor maneira uma primeira parte de luxo dos comandados de Nuno Dias.

Já com Bernardo Paçó na baliza Leonina, o jovem guardião mostrou-se atento, travando as primeiras investidas cazaques no reatamento. Ainda assim, Fukin conseguiu reduzir para o MFC Atyrau, mas Caio Ruiz respondeu de imediato, completando a mão cheia de golos para o Sporting CP com o seu primeiro nesta competição europeia (1-5).

Embora mais faltoso, o jogo correu de feição à turma de Alvalade, que foi gerindo o ritmo da partida e aumentando o resultado, cada vez mais confortável: Cavinato completou o bis à entrada para os últimos dez minutos e, já com o guarda-redes avançado do lado cazaque, Waltinho fez o 1-7 na baliza deserta – primeiro golo do reforço pelos Leões.

Até à buzina, Bernardo Paçó também juntou o seu nome à goleada, apontando o 1-8 final. Já com uma vaga garantida na próxima fase, no sábado (19h00), o Sporting CP defronta a formação anfitriã do grupo, o FK Dobovec.

Sporting CP: Guitta [GR], Tiago Macedo, Tomás Paçó, Zicky Té, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Waltinho, Bernardo Paçó, Diego Cavinato, Caio Ruiz, Miguel Ângelo e Alex Merlim.