Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

A Taça de Portugal é nossa!

Por Sporting CP
21 maio, 2022

​Futsal vence SL Benfica (3-4) e conquista troféu pela nona vez

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal sagrou-se este sábado vencedora da Taça de Portugal, pela quarta época consecutiva, ao bater o eterno rival SL Benfica por 3-4 no Pavilhão Multiusos de Sines. Depois de já terem conquistado a Supertaça e a Taça da Liga, os Leões arrecadaram assim o terceiro troféu da temporada e mantêm o pleno nas provas internas.

Após deixar pelo caminho o CR Candoso (9-2) e o CRC Leões de Porto Salvo (1-4) nos quartos-de-final e nas meias-finais, respectivamente, a turma liderada pelo técnico Nuno Dias encontrou o SL Benfica pela quinta vez esta época, num confronto até aqui com saldo positivo Leonino: três triunfos.

Com direito a casa cheia, mas sem Gonçalo Portugal, Miguel Ângelo, Waltinho e Zicky Té no lote de opções disponíveis, o conjunto de Alvalade entrou praticamente a vencer. Tomás Paçó pressionou e ganhou a bola de saída do adversário, deu a Merlim e o ítalo-brasileiro devolveu ao internacional português, que atirou certeiro e inaugurou o marcador logo aos onze segundos.

Os primeiros minutos foram de alta intensidade, com muitos duelos individuais e o aspecto físico sempre presente, enquanto ambas as equipas tentavam ensaiar os primeiros ataques. Mesmo em vantagem no marcador, o Sporting CP foi sempre a equipa mais perigosa no período inicial, somando duas tentativas da autoria de Cavinato, uma de Guitta e uma bola no ferro por Pauleta.

A meio da primeira parte, as águias ainda equilibraram o tabuleiro de jogo por alguns momentos e obrigaram Guitta a aplicar-se, mas foi sol de pouca dura. Na resposta, os Leões voltaram a assumir as rédeas e ameaçaram diversas vezes a baliza contrária. Até que, aos 14 minutos, Merlim ganhou metros num lance individual e ofereceu o 0-2 a Erick, que teve apenas de encostar.

Sem que nada o fizesse prever, dado que o Sporting CP estava por cima, pouco depois os encarnados conseguiram chegar à igualdade com dois golos apontados no espaço de poucos segundos, ao minuto 16. Primeiro Chishkala fez o 1-2 e logo depois Rocha o 2-2, resultado que acabou por prevalecer até ao período de descanso apesar das tentativas de ambas as formações.

No regresso, Rocha ‘bisou’ logo no arranque (3-2) e colocou o SL Benfica pela primeira vez na frente. De seguida, a formação Leonina ripostou com um remate de Cavinato, travado no chão por André Sousa, e outro por intermédio de Cardinal, com o pivô verde e branco a ter tudo para voltar a igualar as contas à boca da baliza, mas a acertar no travessão.

Tal como na primeira, também na segunda parte a fase inicial ficou marcada por muitos duelos físicos, faltas e paragens, com os lances a serem disputados até à última. Rocha ficou perto de marcar mais uma vez para o SL Benfica, com um tiro ao poste, mas na resposta Esteban Guerrero repôs o empate, aos oito minutos, ao emendar com sucesso um remate de Merlim.

Já com 14 minutos, e depois de um período menos profícuo em termos de oportunidades para os dois lados, o Sporting CP viu o adversário atingir as seis faltas, o que originou um livre de dez metros. No frente-a-frente com André Sousa, Cardinal disparou forte e rasteiro, mas permitiu a defesa do guarda-redes. Ainda assim, segundos volvidos, na sequência de uma reposição de bola, Merlim assistiu Tomás Paçó, que entrou de rompante na área e atirou para o 3-4.

Nos minutos finais, o SL Benfica apostou no 5X4 para colocar pressão e tentar abrir espaços na estrutura Leonina. Apesar disso, e de ainda ter acertado no poste por Henmi, foi o Sporting CP que ficou mais perto de marcar em dois lances de baliza aberta, que falharam o alvo, acabando mesmo por confirmar a vitória e a terceira conquista da época.

Seguem-se agora os quartos-de-final dos play-offs do Campeonato Nacional (decididos à melhor de três jogos), com início marcado para sexta-feira, dia 27 de Maio, em casa do FC Azeméis.

Sporting CP: Guitta [GR], João Matos [C], Tomás Paçó, Diego Cavinato e Alex Merlim; Bernardo Paçó [GR], Pany Varela, Caio Ruiz, Cardinal, Erick Mendonça, Pauleta e Esteban Guerrero.