Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Futsal de regresso ao trabalho

Por Sporting CP
16 Ago, 2022

Dia de exames médicos e primeiro treino em 2022/2023

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal já deu o pontapé de saída na preparação da temporada que se avizinha. Cumpridos, primeiro, os habituais exames médicos na CUF do Estádio José Alvalade, o treinador Nuno Dias e a sua equipa técnica orientaram o primeiro treino de 2022/2023 no Pavilhão João Rocha. 

Na quadra, pela primeira vez, estiveram o russo Anton Sokolov, reforço dos Leões para a nova época, o regressado Hugo Neves após empréstimo e ainda dois jovens da formação: Miguel Malhão (16 anos) e Diogo Silva (17 anos). Outros jovens habitualmente chamados aos trabalhos da equipa de Nuno Dias, como Bruno Maior, Diogo Santos, Tiago Macedo ou Pedro Santos, encontram-se ao serviço da selecção nacional de sub-19, em estágio de preparação para o Europeu, o qual se realizará entre os dias 4 e 10 de Setembro, em Jaén, Espanha.

Ainda na CUF, Pauleta falou aos meios de comunicação do Clube sobre o regresso ao trabalho. “É sempre bom voltar a casa e a estar com os nossos colegas, esta família. Estou muito ansioso por começar”, começou por dizer, traçando de imediato os objectivos para 2022/2023. “São os mesmos de sempre: ganhar tudo”.

Já na quadra do Pavilhão João Rocha, antes do início do treino, Erick Mendonça, Hugo Neves e João Matos foram os porta-vozes do grupo nestes primeiros passos em 2022/2023. Primeiro, para o universal de 27 anos, que segue para a sua quinta época consecutiva de Leão ao peito, as perspectivas são “as melhores”. “Felizmente, deixámos o núcleo duro intacto e isso, só por si, é uma vantagem para começar a época”, acrescentou.

Nesta pré-temporada, a turma de Alvalade tem já marcados dois torneios para este mês de Agosto, um na Suíça (Vrauu MinervaCup 2022) e outro no Algarve (Record International Masters Futsal), enfrentando emblemas como os espanhóis do FC Barcelona e do Inter FS e ainda o rival SL Benfica. "São adversários de primeira linha, alguns deles que defrontámos em fases finais da UEFA Futsal Champions League, mas o mais importante nesta fase é assimilar processos e pôr o [Anton] Sokolov dentro do sistema. Se o pudermos fazer em jogos que puxem mais pela equipa, melhor, e é nesse sentido que vamos ter jogos deste calibre", considerou Erick.

Já Hugo Neves enalteceu o espírito do grupo neste regresso, afirmando que os jogadores estão “felizes por este regresso e confiantes para o que aí vem”. Aos 22 anos e após um empréstimo bem-sucedido ao Eléctrico FC, o pivô regressa a Alvalade “pronto para ajudar”. "Fez-me muito bem, cresci não só a nível atlético, mas também pessoalmente. Aprendi imenso e agora regresso para trabalhar, ganhar e provar que mereço esta oportunidade. Estou pronto para ajudar, vou dar sempre o meu máximo".

Por fim, o capitão João Matos, à entrada da sua 21.ª época no Sporting CP, lançou o mote para 2022/2023: "É uma longa e bonita história já. Agora, vamos voltar a começar, mas a ambição e a vontade são as mesmas. Estamos na ‘estaca zero’ para conquistar o que temos pela frente".

Pela primeira vez enquanto capitão, terá no grupo um jogador – Sokolov - que não fala português. Embora reconheça que será uma “experiência nova” para todos, a integração do ala/pivô de 23 anos será um “papel conjunto” e já está em andamento, garantiu. “Temos a obrigação de o entrosar o mais rapidamente possível e alguns colegas já têm estado com ele fora do âmbito Sporting CP precisamente para o ajudar. Já elaborei, por exemplo, um pequeno dicionário com a numeração dos cantos e alguns termos da linguagem de jogo e não tenho a menor dúvida que, com o bom ambiente que temos, vai ser fácil a sua adaptação. É só uma questão de tempo, porque as coisas vão surgir naturalmente", afirmou João Matos, antes de lançar um repto aos Sportinguistas para a época que se avizinha. 

"Podem esperar aquilo que temos demonstrado nos últimos anos. Logicamente, não vamos ganhar sempre, mas vamos ganhar mais vezes, porque temos noção da nossa qualidade, competência e da forma como trabalhamos. Esperem de nós toda a dedicação e ambição para continuar esta onda de títulos", concluiu o capitão.