Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Novo passo em frente na Ronda de Elite

Por Sporting CP
24 Nov, 2022

Leões bateram Uragan Ivano-Frankivsk também por 2-4

Mais uma vitória e a passagem à Final Four está mais perto. A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a vencer, esta quinta-feira, batendo desta vez os ucranianos do Uragan Ivano-Frankivsk por 2-4 no segundo jogo do grupo A da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, que está a decorrer na arena PalaJacazzi, em Nápoles, sul de Itália.

Enfrentavam-se os dois emblemas que tinham vencido, ontem, as suas respectivas partidas na jornada inaugural. Com Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Diego Cavinato e Alex Merlim no cinco inicial, os primeiros instantes do encontro foram muito discutidos. O conjunto ucraniano alvejou primeiro a baliza verde e branca, mas as poucas oportunidades e um jogo mais físico e faltoso foi marcando a toada - aos oito minutos, o Uragan Ivano-Frankivsk já tinha feito as suas cinco faltas.

Ora, no mesmo minuto, deu-se também o primeiro golpe no jogo, e foi favorável aos Leões, que rapidamente afinaram a mira. Miguel Ângelo cobrou um pontapé de canto largo e o pivô Hugo Neves, de primeira, atirou para o fundo das redes, inaugurando o marcador.

Pouco depois, os ucranianos apostaram no guarda-redes avançado, no entanto o efeito foi precisamente o oposto e, de rompante, Tomás Paçó rematou em força para o 0-2. A seguir, Pany Varela e Cavinato ameaçaram o terceiro, tal como Esteban Guerrero, que acertou na trave da baliza adversária.

Apesar desta fase de superioridade Leonina, a turma de Alvalade também ficou ‘tapada’ por faltas e foi na sequência disso que, no posterior livre directo, Illia Terentiev foi certeiro e fez o 1-2 que seguiu para o intervalo.

Já o reatamento trouxe um jogo mais fluído e várias oportunidades, sobretudo para o Sporting CP, assumindo o guardião do Uragan Ivano-Frankivsk o protagonismo. Na resposta, contudo, Artem Fareniuk rematou ao poste da baliza de Guitta, deixando também o alerta.

A acção e os golos ficaram reservadas, depois, para a recta final do encontro, onde, primeiro, Sokolov rematou, a bola ultrapassou a linha de golo, mas como depois saiu repelida pelo poste, o árbitro não considerou o tento. Já depois da meia hora, Nazar Shved ainda fez o 2-2, mas foi sol de pouca dura. Logo no lance a seguir, o capitão João Matos trabalhou a bola e devolveu de imediato a vantagem aos Leões.

A seguir, seguiu-se o tudo ou nada ucraniano com o 5v4, mas mais uma vez foi o Sporting CP a marcar, através de Pany Varela, que sentenciou a vitória e a partida com o 2-4 final a cerca de um minuto do fim.

Lançados – e isolados – na liderança com dois triunfos em outros tantos jogos, os Leões de Nuno Dias podem fechar, este sábado (19h30), mais um apuramento para a Final Four europeia, tendo pela frente os anfitriões do Feldi Eboli (Itália) no terceiro e último jogo do grupo A. Recorde-se que apenas o primeiro classificado de cada um dos quatro grupos assegura o passaporte para a fase final.

Sporting CP: Guitta [GR], João Matos [C], Erick Mendonça, Diego Cavinato e Alex Merlim; Bernardo Paçó [GR], Tomás Paçó, Anton Sokolov, Diogo Santos, Pany Varela, Miguel Ângelo, Zicky Té, Hugo Neves e Esteban Guerrero.