Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Regresso em grande a casa e às vitórias

Por Sporting CP
08 Dez, 2022

Primeira parte de luxo embalou Leões frente à AD Fundão (9-0)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou, esta quinta-feira, a AD Fundão por 9-0 no jogo da décima jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Mais de três semanas depois, os Leões de Nuno Dias voltaram a jogar no Pavilhão João Rocha e regressaram também às vitórias com uma verdadeira resposta de Leão – ao intervalo o resultado já marcava 6-0. Miguel Ângelo, Anton Sokolov (dois), Diego Cavinato (hat-trick), Esteban Guerrero, Tomás Paçó e Pany Varela foram os autores dos golos.

Para enfrentar o - à entrada para esta jornada - nono classificado, a turma de Alvalade apresentou-se com o habitual cinco inicial composto por Guitta, Erick, João Matos, Alex Merlim e Diego Cavinato e entrou a todo o gás.

João Matos e Erick foram os primeiros a ameaçar e, a seguir, Esteban – único pivô de raiz nas opções – até acertou na trave, porém os golos não tardaram, construindo cedo o triunfo verde e branco. Miguel Ângelo inaugurou o marcador e, pouco depois, Sokolov encheu o pé esquerdo para o 2-0 e Cavinato assinou o terceiro - entrada demolidora da equipa de Nuno Dias em apenas seis minutos.

O futsalista russo continuou de pé quente e voltou a fazer o gosto ao pé, roubando a bola em zona avançada, antes de – à segunda – dilatar a vantagem, que não ficaria por aqui. Logo a seguir, fruto de uma excelente combinação ofensiva, Esteban apontou o 5-0, continuando a materializar a autoritária exibição do Sporting CP - principalmente nos primeiros 20 minutos.

A seis minutos e meio do intervalo, a turma de Alvalade ficou ‘tapada’ por faltas, mas conseguiu contrariar isso com posses cada vez mais longas e pacientes, mantendo o jogo sob controlo. Sempre com a mira na baliza adversária, até ao descanso Cavinato ‘bisou’ e, de forma oportuna, desenhou o 6-0, depois de uma primeira parte que, do lado verde e branco, teve intensidade, muita qualidade e velocidade nas combinações e, claro, muita eficácia.

O ritmo Leonino baixou no segundo tempo, mas os golos continuaram a aumentar na conta da equipa. No reatamento, Diogo Santos deixou um aviso ao atirar ao poste, mas a AD Fundão conseguiu esboçar uma reacção e mostrou-se mais atrevida na quadra. No entanto, sem efeitos práticos e a eficácia continuou a pertencer ao Sporting CP.

Para se juntar também à lista de marcadores, Tomás Paçó encostou para a baliza deserta, fazendo o sétimo, antes de Cavinato completar o seu hat-trick numa transição rápida. São já 18 os golos do italo-brasileiro, que segue destacado no topo da lista de melhores marcadores.

E pouca história restou à partida, graças à contínua demonstração de força dos Leões. Já com o jovem Tiago Macedo a somar os seus primeiros minutos na equipa principal em 2022/2023, a AD Fundão ficou perto de marcar, mas entre a trave e Bernardo Paçó a baliza foi mantida inviolável. Do outro lado, Pany Varela foi mais eficaz e fez o 9-0 final.

Atingidos os 23 pontos, o Sporting CP partilha a liderança à condição com o SC Braga e o SL Benfica – este com um jogo a menos. O calendário Leonino não abranda e já neste domingo (17h00) segue-se uma deslocação ao recinto do recém-promovido SC Ferreira do Zêzere, também para o campeonato.

Sporting CP: Diogo Santos, Tomás Paçó, Erick Mendonça, João Matos [C], Tiago Macedo, Anton Sokolov, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Miguel Ângelo, Alex Merlim e Esteban Guerrero.