Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Mais um teste superado com distinção

Por Sporting CP
20 Mar, 2023

Triunfo sobre CRC Quinta dos Lombos foi o sexto consecutivo (5-2)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, esta segunda-feira à noite, o CRC Quinta dos Lombos por 5-2 no encontro que fechou a 18.ª jornada da fase regular da Liga.

Do início ao fim, os Leões demonstraram a sua força e a vitória nunca chegou a estar em causa, mas pecaria até por escassa, tal foi a quantidade de oportunidades criadas para merecer outro resultado mais dilatado ainda. Zicky Té, Diego Cavinato, Esteban Guerrero, Alex Merlim e Pany Varela foram os autores dos golos que selaram a sexta vitória seguida do Sporting CP.

Para enfrentar uma equipa de Carcavelos que chegava invicta há cinco jogos, após uma moralizadora vitória por 6-4 diante do SL Benfica e à procura de recuperar o quarto lugar na tabela, Nuno Dias, treinador dos Leões, apostou de início em Guitta, João Matos, Erick Mendonça, Alex Merlim e Diego Cavinato.

Para marcar território desde o início, a turma de Alvalade começou forte, a pressionar de forma intensa e a procurar rapidamente o golo: Cavinato e Zicky, primeiro, não tiveram pontaria e, de seguida, só o guardião Schutt travou o remate de Tomás Paçó. No entanto, o golo não demorou a chegar, através de Zicky, que recebeu dentro da área, rodou sobre o seu marcador e atirou a contar – foi o 50.º golo pela equipa principal do pivô formado no Clube.

E a toada de domínio verde e branco manteve-se, com Erick e Cavinato a disporem das oportunidades mais claras, embora sem efeitos prácticos. O CRC Quinta dos Lombos sentiu muitas dificuldades para resistir à pressão dos Leões e poucas vezes incomodou verdadeiramente a baliza de Guitta. Ainda assim, de forma feliz, chegaram ao 1-1 a cinco minutos do intervalo, graças a um remate de Murilo Duarte que sofreu um desvio decisivo em Tomás Paçó.

Apesar do golpe, o Sporting CP de Nuno Dias não tremeu e respondeu de imediato, embalado pelo apoio vindo das bancadas do Pavilhão João Rocha. Guitta abriu na direita para Erick e este, de forma instantânea, endossou a bola para o segundo poste a pedir um desvio, o qual surgiu pelo inevitável Cavinato – 28.º golo na Liga, onde é destacadamente o melhor marcador, e facturou pelo sexto jogo seguido.

Devolvida a vantagem aos Leões, a recta final do primeiro tempo foi circunstancialmente mais dividida, mas continuaria a ser a formação verde e branca a mais perigosa. O merecido prémio chegaria pelos pés de Esteban, que em zona frontal fez balançar as redes, assinando o 3-1 ao intervalo. Ainda assim, os números da liderança Leonina já podiam ser outros, tal foi a torrente de chances criadas – já em cima da buzina, Cavinato teve tudo para marcar, mas a emenda saiu ao lado.

E o filme da partida não mudaria muito na segunda parte. O reatamento trouxe, desde o início, mais – inúmeras - oportunidades Leoninas, porém ora a eficiência de Schutt, ora as más decisões no ataque, foram adiando o avolumar da diferença no marcador – algo que parecia inevitável. Já aos 29 minutos, um roubo de bola de Diogo Santos em zona adiantada originou finalmente o 4-1, agora da autoria de Merlim.

Seguir-se-ia uma fase em que o CRC Quinta dos Lombos tentou ter mais bola para reagir. Na baliza, Guitta impôs-se sempre que foi chamado a intervir, contudo uma rápida transição, concluída por Telmo Sousa, voltou a fazer com a diferença no resultado fosse de dois golos à entrada para os últimos cinco minutos.

O conjunto visitante não desistiu de reentrar na discussão do jogo e ainda apostou num guarda-redes avançado, enquanto a turma de Alvalade tentou aproveitar alguns contra-ataques. Finalmente seria mesmo o Sporting CP a ser mais feliz, com Pany Varela, à meia-volta, a marcar de baliza a baliza, sentenciando o 5-2 final.

Desta forma, a quatro jornadas do fim, os Leões de Nuno Dias continuam a liderar de forma isolada a fase regular, agora com 47 pontos. Segue-se, agora, a deslocação ao recinto do Portimonense SC.

Sporting CP: Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Vicente Alves, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Diego Cavinato, Pany Varela, Alex Merlim, Esteban Guerrero.