Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Faz parte da nossa obrigação estar nos momentos de decisão"

Por Sporting CP
02 Jun, 2023

Treinador reagiu à partida e ao apuramento para a final

Garantido um lugar na final dos play-offs da Liga depois da segunda vitória frente ao CR Leões de Porto Salvo (3-2 a.p), Nuno Dias, treinador dos Leões do futsal, falou à Sporting TV e começou por abordar a despedida Pedro Cary, que encerrou a sua carreira no Pavilhão João Rocha.

“Somos de facto diferentes. Depois de um jogo tão duro tivemos uma homenagem destas. É dar-lhe os parabéns pelo seu percurso e história no futsal. Que tenha um futuro risonho e espero que seja no futsal, entre nós”, disse o técnico, antes de realçar a sua satisfação pela chegada à 13.ª final do campeonato consecutiva.

“Faz parte da nossa obrigação estar nos momentos de decisão. Felizmente temos estado em quase todos, é essa a nossa forma de trabalhar e são os nossos objectivos. Não queremos que esse título nos falte”, apontou, destacando ainda o forte apoio Sportinguista que se fez sentir no Pavilhão João Rocha.

“Rodeados de todos os Sportinguistas, num pavilhão cheio, ajudaram-nos muito. Falhámos, mas nunca nos faltou entrega, trabalho e empenho. Acreditar até ao fim fez a diferença. Criámos bastantes situações, podíamos ter evitado o prolongamento, hoje até um penálti desperdiçámos”, referiu, antes de elogiar a réplica adversária: “O CR Leões de Porto Salvo fez pela vida, lutou para nos contrariar e estão de parabéns pelo jogo que fizeram”.

Por fim, Nuno Dias considerou que esta é “uma passagem inteiramente justa” e já olha para a decisão, onde espera por SC Braga ou SL Benfica: “Agora vem aí uma final e queremos ganhá-la”.

Depois, Alex Merlim também sublinhou as dificuldades provocadas pelo CR Leões de Porto Salvo. “Foi um jogo difícil e não foi à toa que foi a equipa que sofreu menos golos na fase regular. Quando não vai na forma bonita, vai na vontade e na raça, hoje foi um bocado isso”, considerou, antes de apontar já à final: “Seja qual for o adversário, vão ser jogos difíceis e temos de estar cem por cento concentrados para vencer mais um título”.

Depois, o experiente ala verde e branco enalteceu que “foi importante fechar [a meia-final] em dois jogos”. “Estamos em final de época, são mais de 200 treinos, jogos… É muito cansativo, mas muito prazeroso, sobretudo nesta fase das decisões”, atirou, abordando de seguida a importância dos adeptos para a equipa de futsal.

“Os adeptos são o nosso sexto jogador. Este pavilhão é fantástico e só lhes podemos agradecer. Só lhe podemos retribuir com a vitória”, destacou, antes de deixar também umas palavras sobre Pedro Cary.

“Tem uma carreira fantástica e é um ser humano fantástico. Para mim foi um prazer partilhar o balneário com ele, títulos, a primeira UEFA Futsal Champions League… Desejo-lhe muita sorte nesta nova etapa”, finalizou.

Por fim, também o próprio Pedro Cary falou à Sporting TV depois de uma noite de muitas emoções para si – a última nas quadras e quis o destino que fosse no Pavilhão João Rocha.

“Não estava na minha cabeça que a minha despedida fosse aqui, não o esperava. Estou muito grato ao Sporting CP por aqueles nove anos e por ter elevado tão alto o futsal português. Um muito obrigado aos adeptos do Sporting CP e à estrutura. O Pedro Cary e a sua família ficam eternamente grato e acho que não posso dizer muito mais”, disse, emocionado, antes de acrescentar: “Parabéns ao Sporting CP pela final e parabéns ao CR Leões de Porto Salvo, porque dificultou ao máximo a tarefa frente a uma das melhores equipas do mundo”.

De Leão ao peito, o experiente futsalista de 39 anos venceu uma UEFA Futsal Champions League, nove Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e uma Taça da Liga. Chegada a hora de despedida, é “com simplicidade” que quis e que considerou fazê-lo.

“Há valores muito importantes no desporto e acho que isso consegui-o transmitir ao longo da minha carreira. Cheguei ao Sporting CP Campeão Nacional e saí Campeão Europeu. Foi uma batalha muito grande para atingir esse título tão desejado. O Sporting CP tem todo o mérito por estar onde está e, por isso, é dar os parabéns pela continuidade no projecto”, elogiou, acrescentando que agora estará a “torcer por fora”.

“Somos uma família de Sportinguistas e vamos continuar a apoiar sempre que pudermos”, sentenciou.