Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Fim-de-semana dedicado ao goalball feminino

Por Sporting CP
19 Jun, 2021

Leões organizam campo de treino inédito em Portugal

Entre os dias 18 e 20 de Junho, o Sporting Clube de Portugal, em parceria com a Associação Europeia de Clubes de Goalball, está a organizar um campo de treino de goalball feminino na sala de aquecimento do Pavilhão João Rocha. A iniciativa inédita em Portugal abriu inscrições para todos os interessados e a adesão foi um sucesso, sobretudo entre as mais jovens.

Durante a tarde deste sábado, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para Inclusão das Pessoas com Deficiência, Bernardino Seixas, membro da direcção da Federação Internacional de Desporto para Cegos, e Humberto Santos, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, marcaram presença e acompanharam a sessão de treino do dia.

Em declarações ao meios de comunicação do Clube, a secretária de Estado, Ana Sofia Antunes, começou por elogiar o papel que o Sporting CP tem assumido na valorização e promoção do desporto adaptado, principalmente do goalball, "um desporto extremamente inclusivo", considerou.

"O goalball feminino é uma realidade muito recente em Portugal, mas devo reconhecer que o Sporting CP tem tido um papel fundamental na formação desta modalidade e está a conseguir dar a dimensão e visibilidade que precisava para chamar mais atletas", sublinhou depois de se ter dirigido às atletas presentes, as quais sentiu "extremamente motivadas e entusiasmadas" ao longo da actividade.

Visivelmente satisfeita pela presença de personalidades importantes do desporto adaptado, Márcia Ferreira, treinadora do goalball Leonino, não escondeu o orgulho pelo sucesso da iniciativa. "Mais uma vez o nosso Sporting CP a dar um passo importante, este é o primeiro campo de treino por clubes e foi aberto a qualquer pessoa. Estamos muito contentes, esta iniciativa esgotou logo nos dois primeiros dias em que abrimos", disse, reforçando de seguida: "Isto só é possível porque estamos no clube em que estamos, no qual esta visão de utilidade pública e inclusão também faz parte do ADN do Sporting CP."

Márcia Ferreira sublinhou também a boa disposição evidente entre as participantes, que têm vivido um dia especial: "Conseguimos reunir aqui meninas bastante jovens e estão a gostar imenso. Posso partilhar até que quando entregámos as camisolas, uma das meninas é tão Sportinguista que até chorou e agradeceu a oportunidade de estar cá".

Por fim, José Carlos Reis, director técnico e operacional das modalidades do Sporting CP, afirmou que esta "é uma aposta para continuar" e um dos objectivos do Clube passa também por "atrair mais pessoas ao nível da formação, o que é essencial para ter uma sociedade saudável e inclusiva, aproveitando o valor do desporto", referiu.