Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Juniores forçam decisão do título para a última jornada

Por Jornal Sporting
17 Jul, 2016

Vitória por 4-2 no 'derby' realizado no Livramento deixa os leões com possibilidades de ainda se sagrarem campeões

Foi um ‘derby’ de emoções fortes aquele que se viveu esta tarde no Pavilhão do Livramento. Da 13.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-20 poderia sair o vencedor desta longa temporada. Em caso de derrota do Sporting CP e vitória do Barcelos, a formação nortenha festejaria o título, pois à entrada desta penúltima ronda, as duas equipas apareceram separadas por apenas um ponto (28 e 29, respectivamente).

Enquanto os comandados de João Baltazar recebiam o Benfica (segundo classificado), o Barcelos media forças com o Valongo (quinto classificado).

Tal como tinha acontecido na jornada passada, frente à Sanjoanense, os leões voltaram a ter um arranque pouco conseguido. Foram os jogadores ‘encarnados’ que souberam contornar melhor a fase nervosa da partida, impondo uma toada ofensiva muito forte. Na passagem do minuto seis para o minuto sete, João Sardo e Gonçalo Pinto já tinham feito o marcador mexer por duas vezes a favor do Benfica. Com alguma dificuldade em acertar os movimentos próximos da baliza de Carlos Silva, os ‘leões’ demoraram tempo a dinamizar as acções ofensivas. As alterações provocadas pelo técnico leonino foram bem correspondidas em rinque – João Campelo ainda conseguiu reduzir a desvantagem antes do intervalo (2-1). 

A segunda parte foi jogada a uma velocidade alucinante. Se no primeiro tempo existiu um minuto totalmente dominado pelo conjunto da Luz, - na passagem do sexto para o sétimo, momentos dos dois golos adversários -, a verdade é que Manuel Coimbra, numa situação de três para dois, repôs a igualdade (14’) para, no lance praticamente seguinte, Tomás Moreira colocar o Sporting CP a vencer (15'). O que se seguiu foi um autêntico ‘show’ do guarda-redes leonino, Diogo Brandão. Defendeu um livre directo a quadro minutos do final, um penalti e respectiva recarga momentos mais tarde e, quando faltavam 11 segundos para o último apito do árbitro, voltou a parar novo livre directo. No contra-ataque deste último, José Costa arrancou que nem uma flecha na direcção da baliza contrária, ultrapassou o guarda-redes das ‘águias’ e ganhou um penalti, que Miguel Catarino viria a concretizar para fixar o 4-2 final.

Com as vitórias do Sporting CP e do Barcelos (8-4 diante do Valongo), a 14.º e última jornada ditará o campeão nacional da competição. O Benfica fica assim afastado da luta pelo título. No dia 24, pelas 17h, os verde e branco deslocam-se a Valongo para defrontar a equipa local, ao passo que o Barcelos visita o Hóquei Clube de Sintra.