Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Reviravolta épica dá triunfo sobre a vice-campeã europeia

Por Jornal Sporting
04 Jun, 2017

7-6 em Azeméis foi um jogo louco e no qual o Sporting CP conseguiu uma das melhores exibições da época

Para nota prévia há que dizer que o Oliveirense-Sporting CP foi um jogo impróprio para cardíacos que poderia 'tombar' para qualquer lado. Acabou por ser o Sporting CP a derrotar a Oliveirense, por 7-6. A deslocação a Azeméis valeu uma das mais saborosas vitórias da época, a segunda da temporada frente à vice-campeã europeia e agora terceira classificada da Liga.

No primeiro minuto João Pinto ameaçou Pulgbi que conseguiu rechaçar a bola. A Oliveirense acusava alguma pressão, pois sabia que uma vitória lhe daria a liderança isolada, mas começou a desenvolver o seu jogo. Ao quinto e sexto minuto, Girão iniciou o brilharete, evitando o remate de Bargalló, em situação de 3x2, e depois de Ricardo Barreiros, em 2x1. Contudo, aos sete nada pôde fazer. Selva inaugurou o marcador a passe do capitão Barreiros. 

Caio respondeu com um tiro ao poste, mas Cancela fez o mesmo, numa altura em que o Sporting CP fazia pressão a campo inteiro. Ainda assim, aos 12', Bargalló chegou ao segundo do jogo. Num penálti mal assinalado, Ângelo Girão levou cartão azul por sair duas vezes da baliza antes do remate e José Diogo não conseguiu evitar o golo de Bargalló.
Parecia difícil, mas os leões ripostaram com garra de campeão. Miras atirou para boa defesa, João Pinto ficou perto do golo, mas foi Poka, aos 16', que arrancou pelo lado esquerdo, picando sobre o guardião adversário. Nem dois minutos volvidos e André Centeno, em magnífica jogada individual, empatava o jogo.

Super Font

Ferran Font entrou e dinamitou o jogo. Aos 20' e 24', conquistou duas grandes penalidades. Na primeira, Sergi Miras marcou e carimbou a reviravolta; na segunda acabou por atirar à figura. A poucos segundos de finalizar a primeira parte, Font ainda sacou da cartola para um lance fantástico, com um chapéu fulgurante sobre Pulgbi, dando o 4-2 ao intervalo.

No segundo tempo, Sergi Miras atirou ao poste na cobrança de um penálti e na resposta Ângelo Girão segurou a vantagem com a perna esquerda. Caio ainda dispôs de um livre directo aos 34', mas a loucura adensou-se no rinque a partir dos 39.

Nuno Araújo reduziu para 4-3 com um remate de longe que atraiçoou Girão, sem visibilidade suficiente para afastar o esférico. Ainda no mesmo minuto, Cancela converteu um livre directo, na sequência da 10.ª falta dos leões. Depois, Girão voltou a assumir protagonismo, 'segurando' literalmente o Sporting CP no jogo. 

Aos 41' e 42', eficácia extrema...para ambos os lados. Pedro Gil fez o 29.º do Campeonato Nacional, correspondendo na perfeição a uma boa incursão de João Pinto na esquerda. Ora, a Oliveirense não se ficou atrás. Apesar de Girão ter negado nova grande penalidade, Bargalló redimiu-se e conseguiu poucos segundos depois o quinto. Nova igualdade.

Aos 45', Gil atirou ao ferro e, aos 46', Bargalló tirou dois adversários da frente, ganhando um penálti devido ao remate ter embatido no patim. Girão voltou a voar para suster o remate.

Capitão resolveu

João Pinto já jogou em Azeméis, mas não teve 'piedade' do adversário e fez dois golos. Aos 47', encostou junto à baliza; aos 48' finalizou após passe de Pedro Gil, que devolveu a cortesia ao dianteiro leonino. O ferro ainda evitou que Gil e Bargalló voltassem a marcar, mas a Oliveirense ainda reduziu para 7-6. Poka foi excluído por cartão azul, Ângelo Girão voltou a sair da baliza antes do remate e foi, novamente, substituído por José Diogo que não conseguiu suster a tentativa de Cancela, a meros 14 segundos do final do jogo.

A dois segundos do fim, José Diogo travou a última chance da Oliveirense e valeu a vitória por 7-6, que garantiu ao Sporting CP o quarto posto da tabela classificativa e o acesso à Liga Europeia em 2017/2018.