Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Dérbi 'suado' ditou empate

Por Jornal Sporting
17 Jun, 2017

Sporting CP esteve praticamente o jogo todo na frente do marcador frente ao Benfica, mas acabou por ver fugir a vitória já perto do fim (5-5)

Autênticos leões. Com uma exibição de raça, a equipa de hóquei em patins do Sporting CP rubricou uma excelente exibição frente ao Benfica, no jogo que marcou a última jornada do campeonato (26.ª). Ainda assim, a equipa verde e branca terminou a temporada com um empate a cinco (5-5), num dérbi à antiga: sem sangue, com muito suor (devido ao forte calor que se fez sentir no Pavilhão Municipal de Alverca) e ainda mais lágrimas - dos encarnados, que perderam o título de forma dramática para o FC Porto.

O Sporting CP entrou melhor na partida e inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, por intermédio de Sergi Miras, na sequência de uma grande penalidade. A resposta não tardou, já que Carlos Nicolia empatou logo a seguir (5'), ao desviar um remate de meia distância de João Rodrigues. No entanto, Caio aproveitou uma perda de bola dos 'encarnados' para se isolar e fazer o 2-1 aos 6'.

Até ao intervalo, a formação verde e branca optou (e bem) por gerir a vantagem, numa primeira parte marcada pelas poucas oportunidades criadas de parte a parte. 'Sol de pouca dura', a contrastar com o duelo de emoções no rinque, que registou temperaturas muito elevadas. Logo a abrir o segundo tempo, o capitão João Pinto (um exemplo da raça de quem enverga o leão rampante ao peito) aumentou a contagem para 3-1 numa recarga exemplar (29'). Nas bancadas, a equipa de futsal, liderada pelo técnico Nuno Dias, mostrou-se bastante atenta ao desenrolar dos acontecimentos, numa clara prova da união existente nas modalidades do Clube.

Em desvantagem, e com o FC Porto a 'morder-lhe' os calcanhares (vencia facilmente o Riba d'Ave no Dragão Caixa), o Benfica arriscou mais, lançando-se ao ataque. Sem efeitos práticos de imediato, já que Sergi Miras aproveitou uma nova desatenção defensiva das águias para, num lance individual, fazer o 4-1 (39'). Diogo Rafael (41') ainda tentou dar um ar da sua graça (4-2), mas João Pinto (46') voltou a fazer 'estragos' (5-2).

O problema é que a reacção das águias não tardou. Em menos de um minuto (47'), reduziram para 5-4 (João Rodrigues e Carlos Nicolia) e colaram a dúvida no resultado final. Com muita emoção à mistura, João Rodrigues ainda fez o 5-5 final, em mais um penálti convertido para o Benfica. 

Ainda assim, foi mesmo a igualdade que selou este dérbi quente a todos os níveis, e que teve em Ângelo Girão um 'gigante' na baliza leonina, já que defendeu uma grande penalidade a 11 segundos do fim (daria um triunfo ao rival). No banco de suplentes verde e branco lamentou-se a divisão de pontos, uma vez que o Sporting CP teve o 'pássaro' na mão e quase o deixou fugir. Leia-se a vitória.

Recorde-se que ps leões terminam assim a época no quarto lugar da tabela classificativa, com 58 pontos, menos 10 do que o líder FC Porto, que se sagrou campeão nacional.