Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Exames médicos iniciam a época do hóquei em patins

Por Jornal Sporting
31 Ago, 2017

Caio e Toni Pérez traçaram objectivos para a temporada depois de uma bateria de exames na Clínica CUF

Tradicional e inerente a qualquer modalidade. Os exames médicos são das primeiras actividades de grupo de uma modalidade colectiva e, desta feita, foi o hóquei em patins a cumprir uma série de exames na Clínica CUF de Alvalade, entre eles a habitual prova de esforço, o raio-x de tórax, o ecocardiograma e análises variadas.

Os órgãos de comunicação do Sporting CP acompanharam os atletas, com Pedro Gil à cabeça na imagem, e chegou à conversa com o fisiologista e treinador-adjunto da formação verde e branca, João Valente: "Estamos todos ansiosos por iniciar os trabalhos. Estamos perante dois grupos diferentes, os atletas que continuam desde o ano passado e que fizeram um trabalho diferente para estarem mais disponíveis neste começo, já de forma muito específica o que pretendemos. Os que chegam agora vêm com um trabalho mais generalista. Não temos um conhecimento muito aprofundado deles, daí a importância do primeiro dia de testes, para ajustarmos o que seja necessário. Começamos pelos exames de aptidão médico-desportiva, que são baseados em políticas públicas de saúde, permitindo-nos saber se o atleta tem saúde ou não para a modalidade. Os atletas com mais de 35 anos fazem uma prova de esforço que permite perceber o metabolismo, a circulação. Depois destes exames podemos seguir para a composição corporal, se têm hidratação para semanas exigentes de trabalho. Para entender se os atletas estão preparados para esforços de curta e longa duração, já enquadrados no nosso processo. São estas avaliações multidisciplinares que nos permitem saber se o planeamento está correcto ou se é necessário ajustar".

Numa equipa ainda sem os internacionais com presença no Mundial (Girão e Henrique Magalhães por Portugal, Platero na Argentina e João Pinto por Angola), os jogadores dirigiram-se depois ao Multidesportivo para medições e avaliações biométricas. O espanhol Toni Pérez, ex- Liceo da Corunha, onde foi companheiro de Henrique Magalhães, realça a vontade de conquistar títulos na melhor competição da Europa: "Estamos com muita vontade, com muito compromisso. Estou muito contente por conhecer os companheiros e por trabalhar aqui nesta pré-época. Vim devido à grandeza do Clube, a ambição de ganhar tudo. Todos os dias são para tentar ganhar. Ter aqui tantos jogadores reconhecidos é uma motivação. Esta é a melhor Liga do Mundo e tem crescido em todos os aspectos: no público, nos pavilhões. É bom reencontrar o Henrique que me falou muito do Clube e o Pedro Gil, que é uma referência. Estamos com muita vontade de estrear-nos no Pavilhão João Rocha".

O plantel seguiu para almoço e o regresso ao trabalho está marcado para sexta-feira. Durante a pré-temporada, o Sporting CP defronta o Hóquei de Sintra a 16 de Setembro, disputa o torneio de Valença a 21 e 22 do mesmo mês e a 30 o Troféu Stromp, no João Rocha diante do Hóquei Clube de Braga. A Elite Cup é disputada de 5 a 7 de Outubro e o Campeonato Nacional arranca a 21 de Outubro frente ao Infante Sagres.

Caio arranca para a 17.ª temporada na I Divisão, a 12.ª num grande, e deu conta ao Jornal Sporting da satisfação pelos reforços para a formação verde e branca: "Estamos ansiosos por regressar ao trabalho e ter a equipa completa. Começamos com testes físicos e médicos, mas com a mesma ambição do ano passado. Sabemos que a parte física é a base que sustenta a época. É normal que não estejamos na mlhor forma porque estivemos dois meses parados. Vamos acertando as coisas para que, daqui a um mês e 21 dias, estejamos ao melhor nível para uma boa época. Temos 10 jogadores de grande nível e isso dá-nos garantias de poder lutar em todos os jogos. Sabemos de antemão que será muito difícil e que cada jogo será uma final. Esperamos que daqui a um ano estejamos a festejar uma coisa que em 2017 nos faltou".

Retomamos a conversa com João Valente, técnico que realça a preparação e o estudo transacto, permitindo uma evolução mais rápida nesta pré-temporada: "Não estamos focados numa pré-época convencional. Não estamos a começar do zero, os jogadores levam planos de trabalho muito sérios e temos sim de resolver problemas durante a época desportiva".