Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Rui Farinha/NFactos

Bicampeões da Europa

Por Sporting CP
16 maio, 2021

Sporting CP volta a vencer Liga Europeia de hóquei em patins

A equipa principal de hóquei em patins sagrou-se, este domingo, Bicampeã Europeia da modalidade. Os Leões de Paulo Freitas venceram o FC Porto, no Luso, por 3-4 (após prolongamento) na final da Liga Europeia e conquistaram a competição pela segunda vez consecutiva.

Foi o 39.º título europeu da história do Sporting CP e o nono na secção de hóquei em patins - a segunda que mais troféus continentais deu ao Clube, depois do atletismo. No que diz respeito à mais importante prova da Europa, foi a terceira vez que o Sporting CP venceu, juntando 2021 aos anos de 1977 e 2019 (em 2019/2020, não houve vencedor da Liga Europeia).

Numa reedição da final de 2018/2019, que se realizou no Pavilhão João Rocha, Frederico Varandas marcou presença no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Luso e o Sporting CP entrou em pista com Ângelo Girão, Ferran Font, Telmo Pinto, Matías Platero e João Souto. Logo na jogada inicial da partida, Ferran Font tentou o golo e, pouco depois, foi João Souto a dar trabalho ao guarda-redes Xavi Malián.

Contudo, o FC Porto inaugurou o marcador aos quatro minutos num lance em que Ângelo Girão foi traído. Reinaldo García atirou forte e a bola desviou no stick de Rafa, mudando de direcção e acabando no fundo das redes Leoninas. A situação ficou mais complicada no minuto seguinte, quando Matías Platero foi admoestado com o cartão azul. Na conversão do livre directo, Gonçalo Alves foi feliz e aumentou a vantagem dos azuis e brancos.

Apesar do resultado, a superioridade do FC Porto no marcador não era reflexo do que se passava em pista. O jogo estava dividido e até era o Sporting CP a ter mais intervenções perto da baliza adversária. Essa toada continuou, com destaque para as oportunidades de golo de Gonzalo Romero e Toni Pérez.

Finalmente, aos 14 minutos, o conjunto de Paulo Freitas reduziu. A esgotar-se o tempo de ataque, Gonzalo Romero atirou de muito longe e Matías Platero, com um habilidoso desvio, trocou as voltas a Xavi Malián e facturou. 2-1 e desvantagem mínima para o Sporting CP, com tudo a estar em aberto para o que restava do desafio.

Continuou a ser o Sporting CP a equipa com mais vontade de marcar e não pararam as tentativas. Do outro lado, nas raras ocasiões perigosas dos dragões, Ângelo Girão foi estando à altura do que lhe era pedido. Duro foi, ainda assim, o golpe sofrido a dois minutos do intervalo, quando Ferran Font recebeu ordem de expulsão da equipa de arbitragem. O FC Porto teve direito a um livre directo, mas Ângelo Girão foi melhor do que Gonçalo Alves desta vez.

Logo a seguir, Reinaldo García viu cartão azul por falta sobre Gonzalo Romero e as equipas ficaram, ambas, reduzidas a quatro atletas em pista. No livre directo do Sporting CP, porém, Xavi Malián defendeu a tentativa de Gonzalo Romero e o resultado de 2-1 não sofreu alterações até ao intervalo.

O FC Porto apareceu ligeiramente mais interventivo na segunda metade e nos primeiros minutos deu algum trabalho a Ângelo Girão, com uma das bolas a ir mesmo ao ferro verde e branco. Tal atitude não assustou o Sporting CP, que seguiu na sua busca pela reviravolta.

Alessandro Verona teve boas oportunidades no stick aos 28 e 30 minutos e Toni Pérez também ficou a centímetros do golo pouco depois. A 15 minutos dos 50, o FC Porto chegou às dez faltas, mas Alessandro Verona falhou o alvo na conversão do livre directo. A seguir foi Poka a ver o cartão azul do lado do FC Porto, mas Gonzalo Romero também não converteu com sucesso o lance de bola parada.

O Sporting CP, claro, ficou em vantagem numérica e aproveitou-a da melhor forma aos 38 minutos: tiro forte de Gonzalo Romero, defesa de Xavi Malián e a bola sobrou para Toni Pérez, que teve tempo e espaço para fazer o golo do empate. Nos festejos, o camisola 57 dos Leões dedicou o golo a Ferran Font, que se encontrava nas bancadas do pavilhão.

Tudo de volta à estaca zero em termos de resultado, mas o ascendente era claramente Sportinguista. No ataque, continuavam as sucessivas tentativas de bater Xavi Malián, enquanto na defesa era dado muito pouco espaço ao FC Porto para tentar incomodar Ângelo Girão. Pedro Gil, João Souto e Toni Pérez foram protagonistas de algumas chances perigosas, mas o 2-2 prevaleceu mesmo no final do tempo regulamentar. O jogo foi para prolongamento, como havia acontecido na meia-final contra o SL Benfica - que só se decidiu no desempate por grandes penalidades.

O FC Porto começou melhor o prolongamento e enviou duas bolas aos ferros de Ângelo Girão, mas o Sporting CP deu uma resposta de campeão. No terceiro minuto do tempo extra, Telmo Pinto assistiu Toni Pérez e este fez o desvio fatal para o 2-3. Estava consumada a reviravolta verde e branca e, pela primeira vez, eram os Leões a comandar o marcador.

Pouco depois, Reinaldo García viu o cartão azul por um braço na cara de Alessandro Verona. No livre directo, Gonzalo Romero foi eficaz e superior a Xavi Malián, aumentando a vantagem do Sporting CP para dois golos (2-4). O mesmo Gonzalo Romero teve no stick uma grande oportunidade de contra-ataque, mas ao intervalo do prolongamento o resultado estava fixado nos 2-4.

Com uma vantagem preciosa na fase de todas as decisões da final da mais importante competição de clubes da Europa, o Sporting CP entregou-se de corpo e alma ao jogo. Na defesa, os jogadores deram o corpo às balas e fizeram tudo o que conseguiram para impedir que o FC Porto reduzisse. Contudo, aos oito minutos do prolongamento, os dragões beneficiaram de uma grande penalidade e Gonçalo Alves conseguiu a conversão com sucesso (3-4).

Os últimos instantes foram de grandes emoções no Luso. Guillem Cabestany, treinador do FC Porto, viu o cartão vermelho e o Sporting CP teve direito a mais um livre directo, mas, desta vez, Gonzalo Romero não conseguiu marcar. Assim, o emblema de Alvalade ficou com mais um em pista até ao fim e conseguiu segurar a vantagem.

Assim que tocou a buzina, rebentou a festa do Sporting CP no Luso. Mais um título europeu para o Clube, mais uma Liga Europeia para o hóquei.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Ferran Font, Telmo Pinto, Pedro Gil [C], Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].