Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Sporting CP só disputará a Liga Europeia com o formato pré-acordado

Por Sporting CP
09 Set, 2021

​Assim como os restantes 11 emblemas da Associação Europeia de Clubes

Os 12 clubes que integram a EHCA (Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins), entidade em que se inclui o Sporting Clube de Portugal como um dos emblemas fundadores, anunciaram que só vão disputar a Liga Europeia em 2021/2022 se a competição mantiver o formato previamente acordado com a World Skate (WS), organismo regulador da modalidade.  
 
O pré-acordo passava por disputar a prova segundo um “formato de Liga”, dividindo os 16 Clubes em dois grupos de oito, sendo que todos jogariam contra todos, tanto em casa como fora. Seguir-se-ia depois a “final-eight entre os quatro primeiros classificados de cada grupo”. 
 
Depois de celebrado o acordo, a 19 de Agosto a WSE-RH (World Skate Europe - Rink Hockey) anunciou, afinal, “um formato competitivo em três fases”. A primeira contaria com 20 equipas divididas em “quatro grupos de cinco, num formato de todos contra todos, mas apenas a um jogo”, o que a EHCA considera não satisfazer “as características da qualidade do espectáculo”.
 
Os 12 clubes membros da EHCA pretendem um “modelo à altura dos tempos actuais e que corresponda às expectativas de todos os profissionais e adeptos do hóquei em patins”. 
 
A EHCA é constituída ainda por UD Oliveirense, FC Porto, SL Benfica, OC Barcelos, CF Noia, FC Barcelona, HC Liceo, CF Reus Deportiu, CH Caldes, SCRA Saint-Omer e HC Forte dei Marmi.