Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leão rugiu mais alto na estreia

Por Sporting CP
22 Set, 2021

Sporting CP venceu na visita à AD Valongo (3-5)

A equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, actual Campeã Nacional em título, estreou-se com um triunfo por 3-5 sobre a AD Valongo no jogo que fechou a primeira jornada do Campeonato Nacional 2021/2022.

Sempre à boleia de bolas paradas, o conjunto local ainda conseguiu chegar ao 3-3, mas os Leões responderam à altura, com os golos de Gonçalo Nunes, João Souto (dois), Matias Platero e Gonzalo Romero a construírem a vitória verde e branca.

O equilíbrio de forças foi a nota dominante nos instantes iniciais. Logo a abrir, Zé Diogo disse presente na baliza, desta vez a titular, assumindo o lugar do suspenso Ângelo Girão – João Almeida foi o outro ausente. Ferran Font era o Leão mais irrequieto e perigoso na frente, mas também a AD Valongo espreitava o ataque, normalmente de forma mais directa e vertical. O marcador, contudo, seguiria inalterado.

A pouco mais de cinco minutos do intervalo, o jogo ficou mais aberto, sucederam-se as transições e Gonçalo Nunes ficou perto de inaugurar o resultado. Não foi à primeira, mas sim à segunda para o camisola 33 dos Leões: stickada forte e de longe para desbloquear o encontro (0-1).

Ainda antes do descanso, Ferran Font, de livre directo, acertou no ferro e com a AD Valongo em inferioridade numérica só Rui Mendes, guardião local, evitou um novo golo da turma de Alvalade. Depois de resolvida alguma confusão entre as duas equipas na recolha aos balneários - com o Leão Ferran Font e João Almeida, da AD Valongo, a verem o cartão vermelho -, o 0-1 seguiu para o segundo tempo.

O reatamento não podia ter sido melhor para os Leões: após um lance individual brilhante de Alessandro Verona, João Souto só teve de encostar para o 0-2. No entanto, a resposta nortenha seria igualmente imediata, com Francisco Silva a converter uma grande penalidade, recolocando a margem mínima no marcador (1-2).

A turma de Alvalade foi dominando a posse e não só impediu a reacção local como ainda beneficiou da décima falta da AD Valongo, porém o hoje capitão Gonzalo Romero não conseguiu bater Rui Mendes. A partida subiu de ritmo e, de um lado e de outro, eram os guarda-redes a levarem a melhor, apesar do maior ascendente verde e branco. Seria o sempre oportuno João Souto a fazer a diferença, voltando a fazer balançar as redes (1-3). Contudo, o filme repetiu-se: na resposta imediata da AD Valongo, nova bola parada e outro golo de Francisco Silva, mantendo tudo em aberto (2-3).

Também os Leões beneficiaram de uma grande penalidade, mas Rui Mendes, a dois tempos, superiorizou-se a Gonçalo Nunes. Já do lado local, a eficácia nas bolas paradas foi maior e Vieirinha fez dessa forma o 3-3 numa partida cada vez mais frenética na pista e nas bancadas. Ainda assim, os Leões de Paulo Freitas não sentiram o golpe e reagiram com categoria: Matias Platero apareceu ao segundo poste e fez o desvio decisivo (3-4) e, logo a seguir, Romero apontou o 3-5 de bola parada, fechando a contagem.

Após a conquista da Taça Continental, a turma de Alvalade vence também em Valongo e garantiu os primeiros três pontos em disputa no campeonato, começando a defesa do título nacional da melhor forma.

Sporting CP: Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero [C], Ferran Font, Alessandro Verona e João Souto; António Monteiro [GR], Matias Platero, Gonçalo Nunes, Toni Pérez e Henrique Magalhães.