Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Decisão segue para a 'negra'

Por Sporting CP
10 Jun, 2022

Jogo de reviravoltas deixou tudo empatado na meia-final

A equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal caiu, esta sexta-feira, frente ao SL Benfica por 5-3 no jogo quatro da meia-final dos play-offs do Campeonato Nacional. Com este resultado, a eliminatória – discutida à melhor de cinco jogos - volta a ficar empatada (2-2) e tudo se decidirá, este domingo (18h30), no Pavilhão João Rocha, que acolherá o quinto e último encontro entre os dois emblemas.

Depois de os Leões terem respondido de forma categórica ao golo madrugador encarnado, virando o resultado para 1-2 antes do intervalo e fazendo o 1-3 já na segunda parte, seguiram-se várias adversidades para o lado verde e branco (6-1 em livres directos) que acabaram por pesar no desfecho - favorável ao SL Benfica após nova cambalhota no marcador.

Para este dérbi na Luz, o treinador Paulo Freitas lançou Ângelo Girão, Matías Platero, Gonzalo Romero, Ferran Font e Toni Pérez de início - Henrique Magalhães cumpriu o seu último jogo de suspensão. Com a partida a todo o gás desde o apito inicial, não faltou acção - nem golos - nos primeiros instantes. A turma de Alvalade até começou mais perigosa, no entanto mais eficazes foram as águias, que chegaram ao 1-0 por Lucas Ordoñez, logo à passagem do segundo minuto.

Sem sentir o golpe, os Leões continuaram a somar aproximações à baliza adversária e foram rapidamente premiados: com seis minutos decorridos, Romero arrancou e, de longe, stickou com força para o empate na Luz. Daqui em diante, o ritmo ofensivo diminuiu de parte a parte, com as duas formações mais organizadas e o equilíbrio foi-se tornando a nota dominante.

A pouco mais de nove minutos do intervalo, o Sporting CP fez golo numa jogada entre Verona e João Souto, mas esta viria a ser anulada pela equipa de arbitragem. Não foi à primeira, seria à segunda para o camisola 44 dos Leões, que novamente nas imediações da área não perdoou e desta vez a contar. Estava consumada a reviravolta no marcador a cerca de seis minutos do descanso, com o conjunto de Paulo Freitas a responder com categoria ao golo madrugador encarnado.

No último esforço do SL Benfica, o poste e um Girão inspirado na baliza verde e branca evitaram qualquer alteração no resultado e o 1-2 seguiu para os derradeiros 25 minutos – os quais abriram de imediato com a décima falta Leonina, cuja bola parada foi também travada por Girão.

À procura de se manter viva nos play-offs, a formação da casa reentrou forte e a tentar cercar a baliza verde e branca, porém a turma de Alvalade não abanou defensivamente e quando conseguiu sair numa rápida transição fez o 1-3: Romero recuperou, conduziu, assistiu Verona e o hoquista italiano finalizou com sucesso.

No entanto, pouco depois, dois cartões azuis consecutivos para o Sporting CP – um para Font e outro para Platero – relançaram de imediato a discussão e mudaram o rumo dos acontecimentos. Girão ainda levou a melhor sobre Nicolia na primeira bola parada, mas na segunda chegou o 2-3. Ainda em inferioridade numérica, os Leões não cederam e resistiram com mérito às investidas encarnadas e, logo a seguir, só o ferro impediu o golo a Font após a décima falta do SL Benfica.

Cada vez mais vivo, o dérbi entrou numa fase frenética, com muita luta e constantes vaivéns e a incerteza aumentou. O número de faltas foi aumentando e multiplicaram-se as bolas paradas para as águias, que não só chegariam ao empate como a seguir fizeram, num livre directo, o 4-3 - ambos por Ordoñez -, virando de novo o resultado quando faltavam dez minutos para o fim.

A turma de Alvalade, balanceada no ataque, ainda tentou responder, mas nas melhores oportunidades Leoninas Pedro Henriques defendeu as stickadas de Font e Verona. Por sua vez, lá atrás, Girão defendeu mais uma bola parada – a 15.ª falta – e a recarga, mantendo os Leões à procura do empate, que mesmo com um 5v4 no último minuto não chegaria. Já nos últimos segundos, o SL Benfica aproveitou a baliza deserta para fazer o 5-3 final e confirmar a ‘negra’ deste domingo para decidir quem se juntará ao FC Porto na final.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], João Almeida, Filipe Martins, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].