Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Partilha de pontos em jogo frenético

Por Sporting CP
12 Mar, 2023

Muitos golos, reviravoltas e tudo acabou empatado em Barcelos (5-5)

Na sempre exigente visita a Barcelos, a equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou, este domingo, por 5-5 com o OC Barcelos na 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Separados, à entrada em pista, por apenas um ponto, assim se mantiveram OC Barcelos, terceiro classificado (48 pontos), e Sporting CP, segundo (49 pontos), depois de um jogo de reviravoltas constantes na ‘Catedral do Hóquei’, onde ainda ninguém venceu esta época.

Na primeira parte, os Leões conseguiram impor-se e saíram a vencer por 2-3 apesar do equilíbrio, mas tudo mudaria no início do segundo tempo. À boleia da eficácia de Luís Querido - póker - nas bolas paradas, os minhotos chegaram a estar a ganhar por 5-3, até que o Sporting CP puxou dos galões para resgatar um ponto com o 5-5. Gonzalo Romero, João Souto, Ferran Font (dois) e Alessandro Verona apontaram os golos Leoninos.

Para enfrentar um OC Barcelos que, além disso, vinha de três vitórias seguidas – uma na Europa e ainda triunfos diante de SL Benfica (2-5) e FC Porto (7-3) -, Alejandro Domínguez, técnico Leonino, lançou de início um ‘cinco’ composto por Ângelo Girão, Alessandro Verona, Gonzalo Romero, Matías Platero e Toni Pérez.

O duelo de cartaz não desiludiu desde o início. Começou a todo o gás e rapidamente chegaram também os golos, com Luís Querido a dar o primeiro golpe na partida para os minhotos e, do outro lado, foi Nolito a responder de imediato para a turma de Alvalade – estavam decorridos sete minutos.

Com estilos diferentes, os Leões tentavam trespassar as linhas juntas do OC Barcelos com posses longas e foi uma stickada forte e cruzada de João Souto a conseguir desequilibrar o marcador, porém também por pouco tempo. Já o conjunto de Barcelos, sempre perigoso nas transições, teve na eficácia de Miguel Rocha o golo do 2-2 logo no mesmo minuto.

Com um espectáculo de hóquei em patins de constante parada e resposta e um equilíbrio de forças difícil de desfazer - contributos pontuais dos dois guardiões -, seria uma bola parada a desatar o ‘nó’ no marcador até ao intervalo. A pouco menos de quatro minutos do fim da primeira parte, Vieirinha viu o cartão azul e, no respectivo livre, Ferran Font atirou, primeiro, ao lado, mas na recarga bateu mesmo Conti Acevedo e fixou o 2-3, ateando novamente a festa Sportinguista audível nas bancadas praticamente cheias do Pavilhão Municipal de Barcelos.

No entanto, dificilmente o reatamento podia ter sido mais penalizador para o Sporting CP. Com pouco mais de 30 segundos decorridos, Luís Querido, capitão da equipa da casa, aproveitou um penálti para repor, de imediato, um novo empate no jogo. Mais atrevido e eficaz nesta fase, o OC Barcelos orientado por Paulo Freitas ainda causou mais estragos, fazendo-se novamente com a vantagem: forçada a décima falta Leonina, Querido voltou a não tremer na bola parada e apontou o 4-3.

Para fazer frente a esta reviravolta - mais uma - Font ainda ameaçou seriamente a baliza barcelense, porém o filme repetir-se-ia mais uma vez. A 15 minutos do fim o capitão do OC Barcelos converteu mais uma bola parada com sucesso, por cartão azul a João Souto - na seguinte, por azul a Romero, já não teve a mesma pontaria.

Apesar do duro volte-face, o Sporting CP não se deixou intimidar e ainda teria uma palavra a dizer em Barcelos. Primeiro, os Leões responderam na mesma moeda: atingida a décima falta dos locais, Ferran Font voltou a ser eficaz na bola parada e marcou o 5-4. Já a menos de dez minutos do fim, Alessandro Verona foi oportuno e reestabeleceu a igualdade num jogo frenético.

E a discussão seria mesmo até ao fim. Seguiram-se alguns vaivéns em pista, oportunidades para os dois emblemas, mas nenhuma das equipas quis errar e o empate acabou por ser definitivo, mantendo OC Barcelos, em terceiro, e Sporting CP, em segundo, separados por apenas um ponto na tabela – SL Benfica é líder com cinco pontos de vantagem.

Agora, para os Leões de Alejandro Domínguez segue-se, já esta quarta-feira, mais um encontro do campeonato, desta feita a recepção à AJ Viana – a primeira das últimas cinco jornadas da fase regular.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero.