Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

De regresso a casa e às vitórias com goleada

Por Sporting CP
15 Mar, 2023

Eficácia na segunda parte abateu AJ Viana (7-0)

Naquele que foi o terceiro jogo em menos de uma semana, a equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, a AJ Viana por 7-0 no jogo da 22.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Depois dos empates consentidos frente a OC Barcelos e Reus Deportiu, ambos fora de casa, a turma de Alvalade deu a necessária resposta à altura no Pavilhão João Rocha para regressar aos triunfos. Ainda assim, foi preciso insistir e muito para encaminhar a vitória.

A eficácia que faltou no primeiro tempo, onde só Alessandro Verona conseguiu marcar e já em cima do intervalo, apareceria logo a abrir a segunda parte para, desde aí, resolver o jogo. Gonzalo Romero, Ferran Font e João Almeida (hat-trick) e João Souto marcaram os restantes golos.

Para enfrentar uma AJ Viana no 13.º - e penúltimo - lugar e vinda de derrotas frente a FC Porto (9-1) e SL Benfica (3-5), Alejandro Domínguez, treinador verde e branco, apostou num cinco inicial composto por Ângelo Girão, Alessandro Verona, Henrique Magalhães, Ferran Font e Toni Pérez.

Assumindo a iniciativa, os Leões tiveram pela frente um bloco baixo e sólido dos vianenses desde o início, que foi dificultando a missão verde e branca. Ainda assim, o Sporting CP foi criando várias oportunidades nos momentos inaugurais, com Font, Magalhães e Verona a disporem das principais, mas faltou melhor pontaria.

Do outro lado, foi declarada a aposta dos visitantes nos contra-ataques rápidos, porém, apesar dos vaivéns em pista, o marcador manteve-se inalterado e o ascendente verde e branco estava para ficar. Por sua vez, o guardião Bruno Guia começou a mostrar-se, defendendo uma stickada de Platero e outra de Font, sendo que na seguinte já foi Gonzalo Romero a ficar muito perto do golo inaugural.

Golo esse que teimosamente continuaria a tardar em chegar, enquanto o Sporting CP tentava de tudo: jogo interior, stickadas de longe e também ataques rápidos. Até ao fim da primeira parte, embora a AJ Viana também se tenha mostrado ofensivamente, a insistência verde e branca foi a nota dominante e acabaria sendo recompensada.

Já depois de duas oportunidades desperdiçadas por Platero e Magalhães, chegaria o merecido 1-0: Alessandro Verona, em velocidade, usou a sua meia-distância e fez balançar as redes com uma stickada fulminante para desfazer o nulo a um minuto do intervalo.

Este foi o momento de viragem, pois a entrada na segunda parte deu-se com eficácia máxima dos Leões, aos quais o primeiro minuto bastou para multiplicar a vantagem até ao 3-0. Romero atirou a contar, primeiro, seguindo-se Font a concluir aquilo que João Souto criou.

Pouco depois, a AJ Viana teve uma chance de reentrar na discussão, mas Girão travou a bola parada a Remi Herman e também a recarga – mostrando-se um pronto-socorro sempre que necessário. Daqui em diante, a vitória já não fugiria ao Sporting CP, que, por sua vez, além de manter o jogo sempre sob controlo, continuou a alargar a vantagem diante de um conjunto minhoto aguerrido, mas já sem argumentos para discutir o encontro.

Até à última buzina, seria João Almeida, com um hat-trick, o responsável por dar contornos de goleada ao resultado, desenhando o 6-0, antes de João Souto, de livre directo, fechar as contas da partida muito perto do fim. Assim, os Leões de Alejandro Domínguez continuam no segundo lugar, agora com 52 pontos.

A equipa Leonina não pára e volta a entrar em acção já este sábado (16h00) diante do GRF Murches, novamente no Pavilhão João Rocha, mas desta vez a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal – o segundo de três jogos seguidos em casa.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero.