Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Ambição para voltar a conquistar a Europa

Por Sporting CP
13 Nov, 2019

Equipa de judo está motivada

É já este sábado, 16 de Novembro, que se realiza no Pavilhão Multiusos de Odivelas a Liga dos Campeões de judo. O Sporting Clube de Portugal, que vai disputar a prova em casa, tem o objectivo de revalidar o título conquistado há cerca de um ano em Bucareste, capital da Roménia.

Num treino aberto à comunicação social, Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, e Miguel Afonso, membro do mesmo órgão social, marcaram presença e demonstraram o seu apoio aos comandados de Pedro Soares, treinador da equipa de judo verde e branca que afirmou aos jornalistas que a ambição do grupo é alta.

"As expectativas são contidas dada a qualidade dos nossos adversários, mas a ambição e a vontade de vencer são muitas. É a mesma ambição de todos os anos porque sem ela fica impossível vencer", referiu Pedro Soares, partindo depois para uma análise aos adversários.

"À partida, o adversário mais forte é o Yawara-Newa, da Rússia, com quem fomos à final no ano passado. Existe ainda uma equipa georgiana [Golden Gori] que é praticamente a selecção da Geórgia, o Red Star, da Sérvia, e o FLAM 91 [França]. Não vai haver muito por onde fugir. A prova começa nos quartos-de-final e, a correr tudo bem, fazemos três combates, ganhamo-los e ganhamos a prova. Temos de estar num grande nível", contou.

Sem Nuno Saraiva, que vai estar ausente por lesão, o Sporting CP vai contar com três estrangeiros: Nikoloz Sherazadishvili (-90kg), Frank de Wit (-81kg) e Kherlen Ganbold (-66kg). "O Nikoloz Sherazadishvili é nosso atleta há vários anos e cresceu connosco. Tem uma qualidade enorme e é um dos melhores do Mundo em -90kg. O Frank de Wit é um atleta bastante jovem nos lugares cimeiros do ranking mundial. O Kherlen Ganbold também já esteve connosco e é um atleta bem classificado no ranking mundial", explicou Pedro Soares.

O técnico abordou ainda a visita de Frederico Varandas e admitiu que as palavras do presidente do Clube motivou ainda mais os atletas. "O significado é enorme. Receber uma palavra de incentivo de um Clube com a dimensão do Sporting CP deixa-nos lisonjeados e ainda mais motivados. Revela também uma grande consideração do presidente para com a nossa modalidade", lembrou.

Jorge Fonseca, Campeão do Mundo em -100kg, vai competir em +90kg na Liga dos Campeões deste sábado. O Leão espera "que tudo corra bem no fim-de-semana". "Estamos preparados para conseguir um grande resultado no sábado. (...) É importante ser em casa. Queremos desfrutar e tentar vencer em casa. Vai ser muito bom", começou por contar aos jornalistas presentes.

"Vai estar muita qualidade no tapete, com Campeões do Mundo e Campeões Olímpicos. Espero que a equipa não sinta a pressão e que faça o seu melhor. Temos de lutar de igual para igual", acrescentou Jorge Fonseca.

Nikoloz Sherazadishvili, espanhol com um título Mundial no currículo, volta a participar na Liga dos Campeões ao serviço do Sporting CP. "Estou muito agradecido por estar aqui com a equipa. Espero muito de mim e de toda a equipa. Fomos Campeões da Europa no ano passado e agora, em Portugal, com os nossos adeptos, queremos voltar a sê-lo", frisou.

Para o atleta que compete em -90kg, uma das chaves para o sucesso é conseguir que os judocas do Sporting CP trabalhem em equipa. "Temos de nos comportar como uma equipa. Cada combate ganho é bom para o grupo. Todos somos fortes, desde os -66kg até aos +90kg", assegurou. Por fim, Nikoloz Sherazadishvili garantiu que já sente que faz "parte da equipa". "Já represento o Sporting CP há alguns anos e estou comprometido com o grupo. Somos como uma família, o Pedro [Soares] é um grande treinador", revelou.

O holandês Frank de Wit, que considera o Yawara-Neva (Rússia), o Red Star (Sérvia) e o Golden Gori (Geórgia) são os adversários mais fortes, mostrou-se bastante satisfeito com os nomes apresentados pelo Sporting CP. "Temos uma equipa forte. Há outras equipas fortes, mas penso que temos boas hipóteses. (...) A equipa tem grande qualidade e temos vários atletas muito fortes", contou.

Já David Reis, que foi importante na conquista da Liga dos Campeões de 2018 ao vencer um dos combates da final, destacou o facto de o Sporting CP disputar a prova em Portugal. "A ambição é a mesma do ano passado. No ano passado queríamos ganhar e este ano também. Temos uma responsabilidade maior por querermos revalidar o título. (...) O factor casa é sempre muito importante. Estamos habituados a lutar contra público que está contra nós. Este ano vamos ter outra energia com o nosso público a apoiar", considerou.