Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Carlos Ferreira/EJU

Dois judocas do Sporting CP no segundo dia do Europeu

Por Sporting CP
20 Nov, 2020

João Fernando e João Martinho em estreia na principal prova continental

Depois da participação das judocas Joana Ramos (eliminada na primeira ronda) e Wilsa Gomes (eliminada na segunda ronda) e dos Leões Sergiu Oleinic (eliminado na segunda ronda) e Georgii Zantaraia (eliminado na segunda ronda), todos em acção no primeiro dia da prova, esta sexta-feira foi a vez de João Fernando (categoria -73 kg) e João Martinho (categoria -81 kg) representarem o Sporting Clube de Portugal no Campeonato Europeu de judo 2020 (European Seniors Championships).

No total, são sete os judocas que vão levar o Leão rampante ao peito na competição que decorre na O2 Arena, em Praga (República Checa), entre os dias 19 e 21 de Novembro. Além disso, para Wilsa Gomes e para os dois atletas Leoninos em acção esta sexta-feira, João Fernando e João Martinho, a presente edição assinalou as suas estreias em Campeonatos da Europa de seniores.

Durante a manhã, o judoca João Fernando, de 21 anos, mostrou-se em bom plano no tatami checo ao vencer o seu primeiro combate na principal competição do calendário europeu. O jovem português, actual número 223 do ranking mundial, teve o seu primeiro encontro na segunda ronda e derrotou o bielorrusso Yahor Trukhan, que ocupa o lugar 196 do mesmo ranking. A minuto e meio do final, João Fernando colocou-se em vantagem no marcador e assim se manteve até ao fim dos quatro minutos. Já no combate seguinte, o judoca verde e branco não conseguiu levar a melhor sobre o número 23 do ranking mundial, o georgiano Lasha Shavdatuashvili, caindo assim na 3.ª ronda do Campeonato Europeu.

Tal como o seu colega de equipa, o Leão João Martinho fez o seu primeiro combate na segunda ronda, porém foi derrotado pelo número oito mundial, Frank De Wit, atleta de nacionalidade holandesa que competiu ao serviço do Sporting CP na última edição da Liga dos Campeões, que foi conquistada pelo Clube de Alvalade.

Neste sábado, terceiro e último dia do Campeonato Europeu, Jorge Fonseca será o último Leão a competir na prova, para a qual já conhece adversário. O atleta português, número dois do ranking e campeão mundial em 2019, terá pela frente, na segunda ronda, o estónio Grigori Minaskin, actual dono da 23.ª posição do ranking mundial na categoria de -100 kg.

O Campeonato da Europa de judo decorre entre os dias 19 e 21 de Novembro, uma prova que juntará mais de 345 judocas (209 masculinos e 136 femininas) em Praga, capital da República Checa. Devido à actual situação pandémica, o organismo que tutela o judo europeu, a European Judo Union (EJU), delimitou uma bolha de segurança dentro da qual está a decorrer toda a competição.