Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto IJF

Bronze para Jorge Fonseca em Tóquio

Por Sporting CP
29 Jul, 2021

Décima medalha Olímpica para atletas do Sporting CP

Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clube de Portugal, conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria de -100kg. Foi a primeira medalha portuguesa e verde e branca desta edição da maior e mais importante competição desportiva do planeta.

Bicampeão do Mundo, Jorge Fonseca adicionou agora uma medalha Olímpica a um palmarés que já era de grande nível. Foi também a décima vez que um atleta do Sporting CP conquistou uma medalha em Jogos Olímpicos.

Isento da primeira ronda, Jorge Fonseca começou por derrotar o belga Toma Nikiforov nos oitavos-de-final. Contra o actual Campeão da Europa, o português não deu hipóteses e venceu por ippon em apenas 17 segundos.

Seguiu-se o russo Niiaz Iliasov nos quartos-de-final e o combate foi bem mais complicado para Jorge Fonseca do que o anterior. Sem pontuação no final dos primeiros quatro minutos, o duelo seguiu para golden score (ponto de ouro), aí, e quando ambos os judocas tinham dois shidos (cartões amarelos), Jorge Fonseca pontuou um waza-ari através de um sode-tsurikomi-goshi, passando para a semi-final.

O adversário, no combate mais importante até então, foi Guham Cho, da Coreia do Sul, mas Jorge Fonseca acabou por sofrer um ippon-seoi-nage (que resultou num waza-ari) a poucos segundos do fim, perdendo a hipótese de lutar pelo ouro.

Repescado, o Sportinguista tinha apenas pela frente o canadiano Shady Elnahas e, no combate que deicidia a conquista da medalha de bronze, não desilidiu. Com um o-goshi, Jorge Fonseca conseguiu um waza-ari e terminou a prova na terceira posição. Mais um grande feito de um atleta que se tem afirmado cada vez mais como um dos melhores de sempre do desporto nacional.

A medalha de ouro acabou por pertencer ao japonês Aaron Wolf, que bateu o coreano Guham Cho na final. O outro bronze, para além do de Jorge Fonseca, ficou com o russo Niiaz Iliasov, que superou o georgiano Varlam Liparteliani.