Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O bicampeonato que por um ponto não foi tri

Por Jornal Sporting
14 Abr, 2016

Reportagem do Jornal Sporting com a equipa de karaté do Sporting CP

Afinal, há mesmo duas sem três. A equipa de seniores masculinos de karaté do Sporting deslocou-se a Coimbra para disputar o XX Campeonato Nacional de Clubes, realizado no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, com um objectivo claro: conquistar o primeiro tricampeonato da história do Clube de Alvalade. Ao longo das eliminatórias, o sonho foi ganhando forma, mas na final a realidade foi outra. Pela quarta vez consecutiva, o derradeiro combate da competição colocou frente a frente o conjunto ‘leonino’ e o CK Maia. Desta feita, ao contrário das duas últimas edições, foi a formação nortenha quem venceu, equilibrando o registo de confrontos entre os dois clubes e deitando por terra a ambição ‘verde e branca’ de escrever a ouro mais uma página da modalidade do Clube.

A principal equipa de seniores masculinos do Sporting fez-se representar pelos atletas Filipe Reis (campeão nacional), Hélio Hernandez (vice-campeão nacional), Mauro Hernandez e Henrique Farinha e teve um percurso de sucesso até à final. Depois de, nos dois primeiros combates da tarde, os ‘leões’ terem vencido os seus opositores nortenhos sem grande dificuldade, no terceiro confronto, o conjunto de Alvalade apanhou pela frente a formação do Silveira, num encontro que decidiria quem marcaria presença na final deste XX Campeonato Nacional de Clubes. Contra uma equipa da mesma associação de clubes que o Sporting, a formação ‘leonina’ levou a melhor e carimbou nova presença no derradeiro encontro, onde defrontaria o CK Maia. Aí, Mauro Hernandez, que se ressentia de problemas físicos fruto dos combates anteriores, foi o primeiro a entrar em cena, contra Gonçalo Pinto, seu companheiro de Selecção. O combate foi equilibrado e terminou empatado, pese embora a ligeira superioridade do atleta ‘leonino’. Seguiu-se a vez do seu irmão, Hélio Hernandez, que defrontou Nuno Pinto no segundo combate da final. A qualidade do ‘leão’ ficou bem patente mas não chegou para derrotar o mais experiente atleta do CK Maia, também ele presença habitual na Selecção Nacional, e vencedor do confronto por 4-0. No combate decisivo, Filipe Reis levou a melhor sobre o seu opositor, mas a vantagem (4-1) foi curta para determinar a vitória do Sporting, que acabou derrotado por um ponto de diferença, sendo vice-campeão nacional.

Para além da equipa principal de seniores masculinos, o Sporting levou até Coimbra mais três formações. No escalão de cadetes/juniores masculinos, os ‘leões’ Fábio Santos, Rafael Fernandes, Bernardo Marta, César Neto e Ruven Ferreira não foram além do quinto lugar, perdendo no combate de acesso à medalha frente ao CK Maia. Também a equipa sénior feminina terminou a sua participação na quinta posição, com as atletas Rita Reigadas, Ana Galhardas, Sara Ramos e Bárbara Clérigo a falharem o combate de acesso à medalha. No quinto lugar também ficou a equipa secundária de seniores masculinos, derrotada pelo CK Porto, que competiu com os ‘leões’ Hugo Macedo, Gonçalo Marta, André Bernardo e Diogo Fernandes.

“Apesar de só termos conseguido o pódio com uma equipa e de o balanço poder ser melhor, foi positiva a entrega e a prestação dos atletas. A equipa B, por exemplo, esteve bem, apesar da grande diferença pontual no combate em que perderam”, afirmou Nuno Paiva, técnico dos ‘leões’, concluindo: “Para o ano, queremos ser campeões outra vez. Temos de pensar ano a ano”.