Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting CP com 19 atletas no Open de Lisboa

Por Jornal Sporting
01 Dez, 2017

Evento realiza-se este fim-de-semana no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso e o mestre Nuno Paiva deixou a sua antevisão

O Pavilhão Municipal do Casal Vistoso (Areeiro, Lisboa) abre as portas este fim-de-semana para receber o II Open de Lisboa, uma competição internacional que conta com mais de 1.000 karatecas provenientes de 14 países diferentes. Pelo Sporting CP vão participar 19, com idades entre os 10 (iniciados) e os 23 anos (seniores) e divididos pelas duas vertentes da modalidade: kata (seis) e kumite (13). 

O mestre, Nuno Paiva, também coordenador técnico do departamento leonino, fez a sua antevisão da prova, revelando que o principal objectivo passa por melhorar os resultados do ano passado. "Trata-se da segunda edição do evento. Este ano, além do envolvimento da Federação Portuguesa de karate, existem outras identidades a apoiar. É uma prova com um alto nível de exigência, mas o Sporting CP está em condições de melhorar os registos de 2016. Temos atletas que, apesar de jovens, já levam uma grande rodagem competitiva, por isso estamos optimistas", sublinhou. 
 
 
Os karatecas jovens são aqueles que demonstram, naturalmente, mais problemas no aspecto da concentração. No entanto, o técnico verde e branco explicou que o trabalho tem dado os seus frutos. "Não é fácil. Está provado que as crianças apresentam dificuldades de concentração, mas o karaté desensolve essa capacidade na base do treino e da disciplina. Os resultados do ponto de vista da formação são bons", vincou, destacando ainda a importância de actividades desta magnitude para a projecção da modalidade em Portugal. 
 
 
"Este Open de Lisboa promove o karaté. Pela organização, pelo número de inscritos, que superou o do ano transacto, assim como pelos excelentes combates que se realizam. Como sabem, em 2020, o karaté estará presentes nos Jogos Olímpicos, por isso tudo o que nos engradeça torna-se positivo. As pessoas não têm esse conhecimento, mas é o desporto de combate mais praticado no Mundo. Pode ser que um dia cheguemos ao patamar de Espanha ou França, por exemplo", soltou. 
 
Quanto aos desafios futuros, Nuno Paiva abordou um ponto específico do desenvolvimento da secção. "Potenciar ao máximo a capacidade dos atletas é a principal meta. Depois, há que referir que estamos a apostar no kata, ou seja, na categoria mais técnica. Posso acrescentar que é uma disciplina espectacular do ponto de vista visual", rematou. 
 
 
Confira a lista de atletas do Sporting CP que vão estar em acção: 
 
Kata
Tiago Gouveia
Hugo Santos
Pedro Fragoso
Armando Santos
Gonçalo Santos
Rafael Pinto
 
Kumite
Beatriz Bernardo (vice-campeã nacional por equipas)
Catarina Ávila
Alina Gorea (vice-campeã nacional por equipas)
Daniela Lourenço
Nina Gorea
Ana Sofia Ramos
Catarina Pinheiro
Bruna Henriques
Diogo Carvalho
César Neto
Rúven Ferreira
Fábio Santos
João Pingas