Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto António Vale

Karaté Leonino no Open do Luxemburgo

Por Sporting CP
20 Set, 2019

Leões vão ter 14 atletas em competição

A equipa de karaté do Sporting Clube de Portugal vai estar representada por 14 atletas no Open do Luxemburgo, prova que junta os melhores praticantes do mundo desta modalidade. O treinador Hugo Pedro acredita que os Leões têm tudo para alcançar bons resultados.   

"Esta é a primeira competição em que o novo projecto do karaté do Sporting Clube de Portugal vai participar. É um torneio internacional que conta com cerca de 1100 atletas de mais de 20 países. (...) As medalhas são um objectivo. Temos quatro atletas que já o conseguiram noutras edições e o objectivo é alcançar, pelo menos, três medalhas este ano. Se isso acontecer, será uma grande felicidade para todos. O objectivo é conseguir mais e melhor"", referiu.

Apesar da importância atribuída aos resultados, o técnico verde e branco acredita que esta é uma experiência que vai muito além do desporto.

"Tenho alguma inveja deles. Quando tinha a idade deles não tive esta oportunidade. Para eles é fantástico, uma experiência que não é acessível a todos. Desta forma, poderão conhecer outras culturas e países, mas também competir com atletas do mundo inteiro. Isso traz uma grande riqueza para o desenvolvimento destes jovens".

Quanto à época que agora se inicia, Hugo Pedro garante que, apesar da tenra idade dos atletas, há grandes objectivos por alcançar: "Temos um calendário repleto de provas, a nível nacional e internacional. Os pontos altos vão ser, sem dúvida, o Campeonato do Mundo, em Outubro, pois vamos ter dois atletas presentes. Depois há o Campeonato da Europa, no próximo mês de Fevereiro, que é um grande objectivo nosso. Por fim, há as provas nacionais, em que esperamos sagrar-nos campeões nacionais", concluiu.

Rafael Duarte, atleta de 18 anos dos Leões que este ano vai entrar em prova no escalão de seniores pela primeira vez, diz que o objectivo, nesta fase, não passa pelas medalhas.

“Não é o primeiro ano em que participo mas é o meu primeiro ano de seniores. Até agora, estive presente em poucas competições neste escalão. O meu objectivo é ganhar experiência, disputar o meu combate e tentar aplicar aquilo que sei. Não tenho expectativas de ganhar uma medalha mas sim de evoluir”, assegurou.

Rafaela Lopes, outra das 14 atletas do Clube que vão disputar a competição, revela que, apesar de já ter participado no Open do Luxemburgo, este ano sente que tem mais responsabilidade por representar o Clube do coração.

“Já participei por mais que uma vez no Open do Luxemburgo e consegui trazer medalhas. Este ano, com o símbolo do Sporting CP ao peito, estou ainda mais motivada. Quanto às principais dificuldades que vou encontrar, diria que o facto de ser uma prova em que vou ter muitas pessoas atentas à minha prestação também me traz outra responsabilidade. É um orgulho imenso representar um grande clube como o Sporting CP”, referiu.