Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Sporting CP no Campeonato do Mundo de karaté

Por Sporting CP
22 Out, 2019

Dois atletas Leoninos vão lutar por medalhas

A dois dias do início do 11.º Campeonato do Mundo de cadetes, juniores e sub-21 de karaté, que se realiza no Chile entre os dias 23 e 27 de Outubro, os atletas do Sporting Clube de Portugal Tiago Duarte e Catarina Rodrigues falaram ao Jornal Sporting sobre a preparação para a prova e os objectivos a alcançar.

“Quero ficar em primeiro lugar porque já defrontei alguns dos meus adversários e sei que estamos ao mesmo nível. Com concentração e foco posso chegar à medalha de ouro. Sei o que posso esperar e que tipo de preparação tenho de fazer para este tipo de provas. Isso joga a meu favor pois não vão haver surpresas”, começou por dizer Tiago Duarte, que conta já com três Europeus e um Mundial no currículo.

Quanto à preparação para uma prova deste calibre, o atleta dos Leões, que vai participar no escalão de júnior -76 kg, revela quais os pontos essenciais.

“Há dois tipos fundamentais de preparação. Primeiro, a preparação física, que implica que nas últimas semanas antes da prova nos sintamos bem nos treinos e preparados para vencer. Depois, a preparação psicológica, que exige que estejamos confiantes num bom resultado. Quanto à alimentação, faz parte da preparação física e é muito importante porque é essencial sentirmo-nos bem com o nosso corpo para realizar uma boa prova”, referiu.  

Catarina Rodrigues, que vai participar na categoria de sub-21 -50 kg, é mais comedida nas expectativas, mas também perspectiva uma boa prestação.

“Quero dar o meu melhor. Não vou necessariamente em busca de uma medalha porque o nível dos atletas é muito semelhante. O factor diferenciador vai ser o aspecto psicológico, mas vou dar o meu melhor. Treinei para conseguir um bom resultado, mas isso não implica necessariamente conquistar uma medalha. Claro que, se isso acontecer, ainda melhor”, disse.

Presente em três Europeus e um Mundial, a atleta de 18 anos assegurou que a experiência acumulada permite-lhe estar mais tranquila e falou ainda sobre a dificuldade em conciliar a vida académica com o desporto.   

“Já consigo lidar bem com o stress antes de entrar no tapete. Tenho de combater de forma inteligente porque todos os atletas estão ao mesmo nível e vai ser muito competitivo. (…) Não é fácil conciliar o desporto e o estudo. Estou a treinar desde o Verão e tem sido complicado porque temos treinos não só de karaté, mas também de musculação e sessões de ginásio. Quanto à alimentação, não tenho grandes cuidados, mas há um mínimo. Temos de estar concentrados no que vamos fazer”, concluiu.